Entidades e indígenas protestam em Rondônia contra o PL do Marco Temporal

Na manhã desta terça-feira (30), indígenas se mobilizaram em frente à Assembleia Legislativa de Rondônia para manifestarem contra o marco temporal (Projeto de Lei 490/07), que propõe que sejam reconhecidos aos povos indígenas somente as terras que estavam ocupadas por eles na data de promulgação da Constituição Federal – 5 de outubro de 1988

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Rondônia (CTB-RO), esteve presente no ato, em apoio aos povos indígenas. “Impossível no século XXI, você assistir pessoas que se dizem civilizados, tentando destruir e acabar com os povos originários, achando que o Brasil começou apenas em 88”, disse o presidente da CTB-RO, Joelson Chaves Queiroz.

A manifestação pacífica começou por volta das 9h30 da manhã. Indígenas de vários municípios se juntaram ao movimento, e logo nas primeiras horas, mais de cem pessoas estavam reunidas.

Os indígenas seguram cartazes e faixas contra a PL 490, com dizeres como: “nossa história não começa em 1988” e “território é vida”.

Segundo anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a Casa pode votar nesta terça-feira (30), o Projeto de Lei.