CTB têm novos sindicatos filiados em Minas Gerais

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campina Verde e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Ituiutaba, ambos de Minas Gerais, se filiaram nos dias 24 e 25 de maio, respectivamente, à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O STR de Campina Verde tem em sua base cerca de 5 mil trabalhadores, entre assalariados e agricultores familiares. Para a presidenta, Valéria Alves Borges, a filiação tem o sentido de fortalecer a luta sindical. “Nossa luta é gigante. Queremos defender as políticas necessárias para melhorar a qualidade de vida e para garantir a proteção agrícola”, afirmou.

De acordo com a dirigente, a questão da reforma agrária e do trabalho análogo à escravidão, além da questão da permanência da juventude no campo, são desafios importantes a serem enfrentados. “A filiação à CTB é uma esperança a mais de apoio aos trabalhadores”.

O Sindsit tem aproximadamente 4 mil trabalhadores na base, em sua maioria mulheres. A presidenta da entidade, Simone Mendes, afirma que a filiação é uma boa notícia para a categoria. “Sentimos segurança em ter o apoio da CTB. Nossa luta no sindicato é árdua e contínua”, disse.

Para José Antônio Lacerda, dirigente da CTB Minas, é um orgulho ter os dois sindicatos na base da CTB em Minas Gerais. “Com certeza, fortalece muito a luta da classe trabalhadora e, em especial dos rurais e dos trabalhadores da saúde, categorias tão atacadas pelo governo Zema”, afirmou.

“A CTB se consolida como uma das centrais que mais crescem no Brasil. Em Minas Gerais chegamos a 210 entidades e nosso estado se destaca como o segundo no país com mais filiados, e uma base com mais de 270 mil trabalhadores”, afirma a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato. “Sem dúvidas, nosso trabalho fica mais forte com a presença do STR de Campina Verde e do Sindsit”.

Informações: Andressa Schpallir – CTB-MG