CTB-PB realiza Encontro Regional em Campina Grande para debater melhorias nas estruturas sindicais

Regulamentar os sindicatos filiados e sugerir uma reestruturação na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Paraíba (CTB-PB) foram um dos principais objetivos do Encontro Regional realizado neste último sábado (20), em Campina Grande. O encontro contou com a participação de representantes de classes trabalhadoras locais, da Regional de Monteiro, Picuí, Livramento e João Pessoa.

Além dessas questões, outros pontos emblemáticos foram discutidos, como a dificuldade do trabalho da luta sindical pela ausência de recursos financeiros. A Central na Paraíba tem o compromisso com todos os sindicatos filiados no sentido de orientar na organização e ajudar na regulamentação, no entanto é necessário que as entidades das classes atualizem o cadastro e a contribuição sindical. Para desenvolver a política sindical da CTB-PB faz-se necessário uma sede com estrutura física para o funcionamento do trabalho sindical junto aos filiados.

“O Governo anterior prejudicou bastante o trabalho dos movimentos sociais, retirando recursos da estrutura sindical, por isso hoje as entidades das categorias passam por muitas dificuldades financeiras. Este encontro foi importante para discutirmos as dificuldades e apresentarmos uma proposta de reestruturação da Central, atualmente a CTB-PB não possui sede e encontra dificuldades para se locomover até as bases sindicais do sertão”, afirmou Francisco de Assis, vice-presidente da CTB-PB da Regional Litoral.

O presidente estadual da CTB-PB, Marcos Santos, reafirma o compromisso com a luta e a defesa dos direitos sociais e os interesses da classe trabalhadora. “O principal objetivo da CTB-PB é continuar desenvolvendo o trabalho e o diálogo de conscientização política e social juntamente com os sindicatos para unificar os trabalhadores e trabalhadoras nas batalhas contra a exploração capitalista, pela redução da jornada, por melhores condições de saúde e de trabalho, por melhores salários, pelos direitos humanos, pela democracia, igualdade, paz, justiça e dignidade”, afirmou.

O presidente também citou que a falta de recursos prejudica a formação sindical e sem a formação a luta é prejudicada pela falta de consciência de classe de muitos trabalhadores e dirigentes. “Por outro lado, não fizemos o PES – Planejamento Estratégico, também por falta de recursos financeiros e isto, de certa forma, causou embaraços para as ações políticas’, concluiu.

O vice-presidente estadual da CTB-PB José Gonçalves reforçou a importância de realizar este encontro para direcionar a CTB-PB para a base sindical, orientando os sindicatos e fazendo a luta junto com todos os trabalhadores e trabalhadoras e, com isto, se faz necessário uma reestruturação e regulamentação em todos os sindicatos.

Informações: Bruna Steinbach