CTB-CE apoia caravana de trabalhadoras e trabalhadores de empresas públicas

Por Paula Bandeira (texto e fotos)*

Dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Ceará (CTB-CE) participaram, na manhã desta sexta-feira (5), do lançamento das atividades da Caravana em Defesa da Democracia e das Instituições Públicas do Estado do Ceará.

O ato, aconteceu na Praça do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB), em Itapipoca, distante 130 km de Fortaleza.

O objetivo da Caravana é percorrer diversos municípios do Ceará, até o final deste ano, para denunciar as ameaças de privatização que as estatais brasileiras vêm sofrendo por parte do governo Bolsonaro.

O presidente da CTB-CE, Luciano Simplício acrescenta, em sua fala no ato, que a política econômica do governo federal levou o país de volta ao Mapa da Fome.

Luciano Simplício, presidente da CTB-CE

“Ele diz que não tem inflação, mas vá ao supermercado a cada semana que você se assusta. A carestia desenfreada leva famílias inteiras à insegurança alimentar e a própria fome”, destaca.

Ainda na manhã desta sexta-feira, o diretor da CTB e Sindicam, Lúcio Brito, falou sobre a manifestação ocorrida em frente a empresa Econordeste de Itapipoca que descumpre cláusulas da convenção coletiva.

“A empresa não está pagando o vale-alimentação dos caminhoneiros e garis da cidade. Como só a luta gera resultados, o patronato afirmou que até quarta-feira (10), pagará R$ 230, a cada um dos trabalhadores. Isso corresponde a 10 dias de alimentação do mês de novembro”.

Estiveram presentes ainda, o Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios (Sintraconce), o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Localização e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínio e Limpeza Pública (Seeaconce), o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares (Sintec), a Central única dos Trabalhadores (CUT) e a Intersindical.

*Paula Bandeira é jornalista e secretária da Mulher da CTB-CE