CTB, CUT e outras entidades se mobilizam contra reforma da Previdência no ES

Dirigentes da CTB, CUT e outras entidades sindicais participaram de uma reunião na tarde desta segunda-feira (25) em Vitória com o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Nisso, para debater o projeto de reforma da Previdência do governo estadual, que na opinião dos sindicalistas é um retrocesso.

Segundo Josandra Rupf, dirigente da CTB/ES, “o governador Renato Casagrande (PSB) enviou um projeto que em alguns aspectos é ainda pior do que o nacional. Ele pretende mexer na vida dos servidores sem ao menos dialogar com seus representantes”, criticou. Os sindicalistas cobram do governo coerência com as posições históricas do partido socialista.

“Os trabalhadores não foram chamados para debater o projeto e serão prejudicados em vários pontos, principalmente pela ausência de um escalonamento do percentual de contribuição previdenciária. É 14% para todos e os trabalhadores querem que se respeite aí pelo menos a emenda constitucional que fixou percentuais diferentes para aqueles que recebem menos. Estamos também tentando negociar o percentual”, comentou a líder cetebista.

No dia 12 de novembro CTB, CUT e Sindisaúde protocolaram no Palácio Anchieta (sede do governo estadual) um ofício solicitando uma reunião com o governador, que ainda não respondeu à demanda das entidades e vem demonstrando pouca disposição ao diálogo. As regras de transição ainda não foram apresentadas e devem ser divulgadas na próxima segunda feira.

Como resultado da reunião desta segunda no legislativo, o deputado Erick Nisso e o líder do governo Marcelo Santos vão tentar levar a votação até quarta para uma nova tentativa de negociação com o governo. A deputada Iriny Lopes (PT) está intermediando as negociações. Além de Josandra participaram da reunião Clemilde Cortes Pereira, presidente estadual da CUT, Rafael pelo Sindace e Pública, Elson Júnior, do Sindjudiciario, Carlos Camisão (Sindfiscal), Paulo Loureiro (Sindiupes) e Geiza, presidente do Sindsaúde.