CTB-AM lança campanha do Outubro Rosa no estado, na segunda (7)

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de prevenção contra o câncer de mama que teve início na década de 1990  e tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de Mama que é o tipo de câncer que mais provoca a morte de mulheres no Brasil e segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 440 novos casos de câncer de mama devem ser registrados anualmente no Amazonas

Quanto mais cedo for o diagnósticado, há mais chances de cura, e a probabilidade de recuperação total é de 95%.

Por isso além do auto exame, o exame anual de mamografia é fundamental a partir dos 35 anos para quem já teve casos na família e a partir dos  40 anos para todas as mulheres.

O SUS disponibiliza o exame de mamografia e tramento para as mulheres diagnosticadas. As mulheres trabalhadoras, do povo, foram as mais beneficiadas com a conquista desse direito, serão as mais atingidas pela atual política de cortes do governo Bolsonaro.

Infelizmente, as políticas de austeridade de longo prazo que só o Brasil adotou por 20 anos aliadas ao corte de verbas da saúde e o desmonte do SUS, pelo governo irresponsável de Bolsonaro, centenas de mulheres no Amazonas e milhares em todo o Brasil, podem desenvolver o câncer de mama e e outras podem ficar sem o tratamento dos casos já diagnosticados.

Por isso as mulheres da CTB e as direções dos seus sindicatos afiliados, convocam a todos e todas à luta em defesa em defesa intransigente da democracia, do direito à saúde e do SUS.

No Amazonas, o lançamento da Campanha do Outubro Rosa, será no dia 07 de outubro, às 17h, na sede do Sinteam.

Você é nossa/o convidado/a!

https://www.inca.gov.br/noticias/no-outubro-rosa-inca-reforca-importancia-da-prevencao-e-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama