Congresso da CTB-PA decide avançar na luta por direitos e vacina

De forma virtual, por causa da pandemia, em seu 5º Congresso Estadual, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Pará (CTB-PA) reconduziu Cleber Rezende à presidência da entidade para o próximo quadriênio.

Foi o primeiro congresso com participação da CGTB, que se unificou à CTB para melhor enfrentar o avanço do capital sobre o trabalho e a ofensiva contra o movimento sindical no país.

O congresso aconteceu nos dias 20 e 21 e contou com a participação dos sindicalistas filiados à CTB-PA, políticos do estado e do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e Ubiraci Dantas Oliveira (Bira), presidente da CGTB. A apresentação foi feita por Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da CTB.

Também marcaram presença no ato político na abertura do congresso, Euci Ana, presidenta da CUT-PA, Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosi Tavares Pantoja, presidenta da CSP-Conlutas, Conceição Holanda, coordenadora da Intersindical e o senador Paulo Rocha (PT-PA).

“Ocorreu um amplo debate com muita participação das delegadas e delegados com objetivo de fortalecer a CTB e a luta sindical contra a retirada de direitos da classe trabalhadora”, conta Cleber.  “Foi feita uma reforma estatutária para atualização do estatuto da entidade bem como aprovamos o plano de lutas para a gestão 2021-2025”.

Também estiveram presentes Rodrigo Moraes, secretário municipal de Habitação de Belém, Ellana Silva, diretora administrativa de Icoaraci e presidenta da União da Juventude Socialista do Pará, Lélio Costa, presidente da Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém, a ex-governadora do estado, Ana Júlia Carepa, presidenta da União Brasileira de Mulheres seção Pará, Edvaldo Bernardino presidente da Fundação Maurício Grabois do Pará; Celina Arêas secretária da Mulher Trabalhadora da CTB e Luiza Bezerra secretária da Juventude Trabalhadora da CTB.

O vereador de Belém, Altair Brandão (PCdoB-PA), presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belém também esteve presente junto com o vereador de Aurora do Pará, Professor Carlinhos (PCdoB-PA), da coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e a vereadora de Tucumã, Marcela Salazar (PDT-PA), presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucumã.

Para as vice-presidências foram eleitos a companheira Antônia Trindade,  Gilvando Santa Brígida, Thiago de Castro Barbosa e Jonh Carvalho de Souza. “A unidade se faz forte para a construção de um movimento sindical classista que represente os trabalhadores e as trabalhadoras e aumente a capacidade de dialogar com a sociedade paraense defendendo um Projeto Nacional de Desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuição de renda e vacinação imediata”, conclui Cleber.

Para ele, “o movimento sindical pode e deve lutar para garantir mais inclusão social e participação dos jovens trabalhadores, das mulheres, dos negros e de todas as pessoas que vivem do trabalho”.