Veja os estados e países onde Lula foi vencedor

O 2º turno das eleições presidenciais terminou com um placar acirrado: 50,9% dos votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 49,1% para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) — uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos, a menor da história.

Lula venceu em 13 estados da federação, enquanto Bolsonaro venceu em 14. O petista ganhou em todos os nove estados do Nordeste; em Minas Gerais, no Sudeste — estado historicamente decisivo nas eleições —; e no Amazonas, no Pará e Tocantins, no Norte.

Por outro lado, o líder da extrema-direita venceu em todos os estados do Sul e do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal; em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Sudeste; e na maior parte da região Norte (Acre, Amapá, Roraima e Rondônia).

Lula teve mais de 70% dos votos em três estados: Piauí (76,86%); Bahia (72,12%), onde ele recebeu o maior número de votos (6,1 milhões) e Maranhão (71,14%). Além disso, o petista recebeu mais de 60% dos votos em outros cinco estados: Ceará (69,97%), Sergipe (67,21%), Pernambuco (66,93%), Paraíba (66,62%) e Rio Grande do Norte (65,1%).

No exterior

Já no exterior, Lula teve 51,28% dos votos, contra 48,72% de Bolsonaro — totalizando cerca de 298 mil votos válidos. A eleição de 2022 teve a maior participação da história de eleitores vivendo fora do país.

Alguns dos países onde Lula venceu foram a Dinamarca, com 84,1% dos votos; França (82,94%); Alemanha (76,89%); Noruega (76,12%); Singapura (73,61%); Finlândia (73,15%); Nova Zelândia (70,34%); Eslováquia (69,35%); Egito (66,67%); Coreia do Sul (64,29%); e Quênia (58,33%).

Com informações das agências