“Retomar a democracia e a soberania do Brasil é nossa primeira tarefa”, afirma o candidato Helmilton Beserra

Há pouco menos de dez dias para o 1º turno das eleições de 2022, o Portal CTB dá continuidade a publicação de uma série de entrevistas com candidatos e candidatas apoiados pela militância da Central ligados ao sindicalismo classista e à defesa da classe trabalhadora.

Em nossa nona entrevista, conversamos com o pernambucano Helmilton Beserra, candidato a deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e presidente licenciado da CTB Pernambuco. Leia a íntegra abaixo:

Portal CTB — Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória política e as principais propostas e projetos de sua candidatura.

Helmilton Beserra: Minha militância começou muito cedo: já aos 13 anos eu participava de uma organização popular comunitária e da luta pela anistia dos presos políticos. Em 1985, me filiei ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e por ele me oriento. 

Na cidade de Igarassu (PE), fui vereador e secretário de Educação e Ação Social. Em Recife, fui secretário-adjunto de Governo na gestão de João Paulo (PT). Hoje, sou presidente licenciado do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) e da CTB-PE. 

Quero ser um dos representantes dos trabalhadores na casa de Joaquim Nabuco, dando prioridade às ações legislativas que aprofundem o direito às políticas públicas de saúde, educação e cultura, além de formular políticas para a formação e o desenvolvimento das regiões pernambucanas.

Portal CTB — Para você, qual a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras ocuparem as Casas Legislativas?

Helmilton: Penso que nós, os trabalhadores, temos que nos apresentar nas disputas eleitorais. A democracia liberal burguesa é um espaço de disputa do poder. Não podemos continuar sub-representados nas casas legislativas.

Portal CTB — Vivemos um momento político conturbado, de profunda crise econômica e social. Quais serão os desafios dos deputados e deputadas representantes da classe trabalhadora neste próximo período?

Helmilton: Acredito que retomar a democracia e a soberania do Brasil é nossa primeira tarefa. A partir dela, reconstruíremos as políticas públicas e retomaremos o desenvolvimento e os direitos retirados dos trabalhadores e trabalhadoras durante os anos do governo Temer e Bolsonaro.

Portal CTB — Fique à vontade para fazer outras observações, se desejar.Helmilton: Nossa unidade, em uma frente ampla, é o grande instrumento para realizarmos essas tarefas históricas da classe trabalhadora, sempre tendo como objetivo um projeto nacional de desenvolvimento na perspectiva do socialismo.