“O principal desafio do momento é retomar o crescimento econômico e promover o emprego”, afirma a candidatura coletiva Nossa Voz

Há pouco menos de um mês para o 1º turno das eleições de 2022, o Portal CTB publica uma série de entrevistas com candidatos e candidatas apoiados pela militância da Central e ligados ao sindicalismo classista e a defesa da classe trabalhadora.

Em nossa quarta entrevista conversamos com a candidatura coletiva “Nossa Voz”, que é formada pelas servidoras públicas Vilma Leão e Bianca Pereira e concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Norte (RN). Leia a íntegra abaixo:

Portal CTB — Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória política e as principais propostas e projetos de sua candidatura.

Nossa Voz: Sendo ambas servidoras públicas em Parnamirim (RN), nos unimos para fortalecer o projeto político do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e formamos a candidatura coletiva Nossa Voz para a Câmara dos Deputados. Ela junta 2 mulheres de perfis diferentes, mas ambas originárias do mundo do trabalho.

Vilma Leão é pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e atualmente é coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Parnamirim (SINTSERP).

Bianca Pereira é pedagoga e pós-graduada em História da Cultura Afro.

Nossas principais propostas são: a defesa da revogação da reforma trabalhista; lutar pela implantação de escolas e creches em tempo integral, inclusive em período noturno; defender a criação de cotas para pessoas trans no trabalho e nas universidades; combater a intolerância religiosa; lutar para que o piso do magistério seja integral e retirar os recursos carimbados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que devido ao limite prudencial os entes não podem garantir os reajustes salariais de acordo com o piso.

Portal CTB — Para vocês, qual a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras ocuparem as Casas Legislativas?

Nossa Voz: Nos últimos anos, temos acompanhado os retrocessos dos direitos trabalhistas devido à sub-representação da classe trabalhadora no Parlamento, enquanto os patrões ocupam a maior parte dos cargos de legisladores. É importante que os trabalhadores organizados se façam representar para que possam resgatar seus direitos perdidos, além de avançar e garantir novas conquistas.

Portal CTB — Vivemos um momento político conturbado, de profunda crise econômica e social. Quais serão os desafios dos deputados e deputadas representantes da classe trabalhadora neste próximo período?

Nossa Voz: Após a passagem de Bolsonaro, que se assemelha a uma nuvem de gafanhotos em uma plantação, os deputados eleitos terão muito trabalho pela frente. O desafio principal é fazer a economia voltar a crescer e promover a empregabilidade. Já experimentamos um momento de pleno emprego, no qual as pessoas tinham qualidade de vida e alimento na mesa. Precisamos resgatar isso.