Nota em conclamação da sociedade pelo respeito ao sistema eleitoral brasileiro e contra as ameaças de golpe de Jair Bolsonaro

Leia abaixo a nota contra o golpismo bolsonarista divulgada nesta sexta (20) pelo Direitos Já! Fórum pela Democracia, movimento que reúne ativistas de diversas organizações sociais

São gravíssimas e completamente inaceitáveis as alegações de Jair Messias Bolsonaro de que as “eleições não têm resultado limpo” no Brasil. O presidente da República há muito transpõe o limite de sua incumbência constitucional e não há mais como fechar os olhos para as suas insistentes ameaças ao sistema eleitoral brasileiro, que ao final e ao cabo significam um permanente atentado contra a democracia.

Mais que isso, escalando franca e abertamente uma tentativa de golpe, Bolsonaro incentiva, também ao arrepio da lei, formação de força paramilitar, incitando pessoas a se armarem diante de uma miragem de fraude nas eleições. A verdade é que Bolsonaro fabrica uma crise de desfecho conhecido e potencialmente trágico, a exemplo do ocorrido na invasão do Capitólio. O roteiro está pronto!
Estamos, pois, diante de reiterados crimes que, se passarem incólumes pelas autoridades do Congresso Nacional e o pelo procurador-geral da República, poderão culminar numa ruptura institucional.

Há muito ministros do STF e do TSE alertam para a escalada autoritária travestida de uma falsa defesa da transparência. O sistema eleitoral brasileiro é seguro, internacionalmente reconhecido e exaustivamente testado. Insistir em questioná-lo, após o próprio Congresso Nacional rejeitar a auditoria da eleição pelo voto impresso, é um atentado contra as instituições.

Manifestamos nosso mais veemente repúdio e conclamamos partidos políticos, sociedade civil e a todos que acreditam na democracia a enfrentarem estes ataques em estrito respeito ao sistema eleitoral e à própria Constituição.

Faz-se imprescindível, além, que as Forças Armadas, sob o comando superior da Constituição da República, rechacem instigações conspiracionistas e zelem pelo pleito eleitoral no modelo legal e legitimamente definido pelo poder do Parlamento, respeitando a capacidade e responsabilidade do TSE.

O Brasil precisa de equilíbrio e paz para poder, pelas vias democráticas, fazer o devido combate contra a fome, o desemprego, a inflação e todos os graves problemas que o atual presidente escolhe ignorar. Urge que todas as instituições aliadas da democracia se unam em um definitivo basta.

Direitos Já! Fórum pela Democracia