“Nosso maior desafio é ampliar a representação da classe trabalhadora nos espaços de decisão política”, afirma Kátia Gaivoto

Nesta semana, o Portal CTB iniciou a publicação de uma série de entrevistas com candidatos e candidatas nas eleições de 2022 apoiados pela militância da Central e ligados ao sindicalismo classista e à defesa da classe trabalhadora.

Publicamos abaixo a terceira entrevista realizada — desta vez com Kátia Gaivoto, vice-presidente da CTB Nacional e candidata a deputada estadual por Minas Gerais (MG). Leia a íntegra:

Portal CTB — Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória política e as principais propostas e projetos de sua candidatura.

Kátia Gaivoto: Sou professora, sindicalista e formadora sindical, com formação em História e mestrado em Gestão Social. Tenho um filho de 21 anos que é o meu maior companheiro de vida, adoro um forró e uma boa comida mineira. Sou filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 26 anos e vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Ao longo desses últimos anos, me reuni com diversas lideranças e caminhei por mais de 500 municípios mineiros, desde a região metropolitana de Belo Horizonte até os mais distantes.

Venho construindo minha caminhada política em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa querida Minas Gerais, sempre ressaltando a importância da representação dos trabalhadores e das mulheres nos espaços da política.

Portal CTB — Para você, qual a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras ocuparem as Casas Legislativas?

Kátia Gaivoto: A garantia da representação legítima nesses espaços, para elaborar, apresentar e votar projetos voltados aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos de pessoas que realmente entendam a nossa realidade, que levantem pautas que influenciarão verdadeiramente nossas vidas. 

Portal CTB — Vivemos um momento político conturbado, de profunda crise econômica e social. Quais serão os desafios dos deputados e deputadas representantes da classe trabalhadora neste próximo período?

Kátia Gaivoto: Nosso maior desafio é ampliar a representação nos espaços de decisão política. Conseguir aprovar projetos que beneficiem a classe trabalhadora significa desagradar uma parte da Casa, que trabalha em favor de outros interesses. Por isso, precisaremos nos manter unidos em nossas causas e nunca nos esquecermos quem nós representamos e porquê nos colocaram ali.

Estamos muito animados e dispostos a trabalhar em favor daquilo que acreditamos e lutamos há anos. Agora é a hora de gastarmos a sola do sapato, o suor e a saliva para tornar realidade o sonho de ter representantes fortes e atuantes com o objetivo de mudar a vida do trabalhador e da trabalhadora mineira, e assim, cumprirmos nossa missão enquanto sindicalistas.