Lula sobe 3 e Ciro cai 3 pontos: pesquisa mostra que “voto útil” deu certo

Por Ricardo Kotscho

A pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (29) é a primeira que mostra o efeito da campanha do PT pelo “voto útil” para decidir a eleição no primeiro turno. Ao mesmo tempo, Ciro Gomes leu um Manifesto à Nação em defesa do segundo turno, com os costumeiros ataques a Lula e ao PT, para impedir o desmanche da sua candidatura, agora com o terceiro lugar ameaçado por Simone Tebet

Resultado: Lula ganhou os 3 pontos (foi de 44% para 47%) que Ciro Gomes perdeu (oscilou de 9% para 6%). Na mesma semana, Lula ganhou apoios de todo lado, de antigos adversários, empresários, juristas, artistas, ampliando a cada dia seu leque da frente ampla contra Bolsonaro, que ficou com os mesmos 37%.

Com 49% dos votos válidos, Lula está perto de liquidar a fatura no domingo, liderando com folga os levantamentos de todos os institutos. Até o Paraná Pesquisas, publicado na Veja e divulgado pela Jovem Pan, o único que dava empate técnico na eleição presidencial, agora mostra Lula 6 pontos à frente, com 42% contra 36% de Bolsonaro.

CARTUM: "Voto útil" - CartaCapital
Cartum de Venes Caitano

Diante desta realidade, os seguidores de Bolsonaro deixaram de contestar as pesquisas eleitorais e voltaram a mirar nas urnas eletrônicas, depois do relatório fajuto encomendado pelo PL para mostrar inseguranças no sistema. Foi mais uma operação tabajara fracassada, ao custo de R$ 220 mil, para azucrinar o Tribunal Superior Eleitoral e gerar dúvidas no eleitorado, mas que só serviu para mostrar a divisão na cúpula da campanha bolsonarista. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, era contra.

Mas brigar com as urnas e o TSE, para depois contestar os resultados, foi o que sobrou para Bolsonaro nestas 72 horas que faltam para a eleição, empacado nas pesquisas, tanto nos índices de intenção de votos como na rejeição acima de 50%.

A não ser que o presidente tenha uma bala de prata para usar contra Lula no debate da Globo de hoje à noite, é jogo jogado.

Outro dado divulgado hoje, este do instituto Quaest, que favorece a campanha de Lula pelo “voto útil”, informa que 90% dos entrevistados querem ver a eleição decidida no primeiro turno, o desfecho mais provável nesta antevéspera da votação.

Vida que segue.