Isa Penna, deputada do PCdoB-SP, recebe ameaça de morte e pede investigação

A deputada estadual e candidata a deputada federal Isa Penna (PCdoB-SP) recebeu uma ameaça de morte neste domingo (18). O texto, assinado por Emerson Eduardo Rodrigues Setim, exige que o deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) não tenha seu mandato cassado e que a própria Isa renuncie. Caso contrário, ele afirma que vai “invadir a Assembleia Legislativa e fazer um massacre”.

A deputada informou que entraria nesta segunda-feira (19) com uma representação na Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo para solicitar investigação urgente. A representação pede também a prisão preventiva de Emerson Eduardo, caso fique comprovado que ele é o autor do email.

“É extremamente grave. Além de todos os xingamentos e ameaças, é uma clara tentativa de intimidação e coação de uma mulher que é uma parlamentar e candidata a deputada federal. É importante que se investigue também a conduta do deputado Douglas Garcia já que ele aparece como defendido em meio às agressões”, disse à Folha a advogada de Isa Penna, Maíra Recchia.

Histórico de violência

Conforme relato na Wilipédia, Emerson Eduardo Rodrigues Cetim é um velho conhecido da Polícia Federal, responsável por crimes como racismo, ameaças terroristas, divulgação de pornografia infantil, incitação da violência contra negros, homossexuais, mulheres, nordestinos e judeus, defesa do abuso sexual contra crianças, planejamento do assassinato de alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB) e prática de violência doméstica contra a esposa.

Também é suspeito de diversos assassinatos por motivação racista na região de Curitiba que ainda estão sem autoria conhecida. Foi preso na Operação Intolerância de 2012 ao lado do ex-comparsa Marcelo Valle Silveira Mello. Em 2018, foi investigado na Operação Bravata, que voltou a prender Marcelo. Emerson não chegou a ser preso pois fugiu ilegalmente para a Espanha, onde estaria foragido. Em 2019, o nome dele também esteve envolvido em ameaças de morte contra o então deputado Jean Wylls.

No texto do email, ele chama Isa Penna de “aberração”, “cara de bolacha Trakinas”, “sapatona nojenta” e “puta”. Ele ameaça matá-la e “todos os deputados e assessores” que encontrar, incendiar o prédio da Assembleia e, no fim, se matar. “Eu já tenho todos os seus dados e vou aparecer aí no seu gabinete na Assembleia Legislativa”, disse em outro trecho. “Renuncie ou nada no mundo vai me fazer impedir de te matar e me matar em seguida.”

“Ninguém vai me calar!”

Em seu perfil no Twitter, a deputada disse que não é a primeira vez que recebeu ameaças de morte. “É a terceira vez só este ano. E mais uma vez, assinado por um grupo neofascista”, destacou.

“Manu já sofreu! Dilma já sofreu! Outras parlamentares também sofreram. E não são direcionadas somente a nós, mas também para nossas equipes, amigos e familiares. E nesta ameaça, fala-se até em ‘massacre’, dentro da Assembleia, que é a casa do povo”, lembrou.

Ela disse também que se trata de uma “tentativa frustrada de silenciamento das mulheres”. “Não vamos recuar”, declarou. “Eu não sou uma ‘aberração’, meu nome é Isa Penna, sou a mulher que enfrentou o meu assediador e ninguém vai me calar!”

Leia abaixo a nota divulgada pelo Comitê Estadual do PCdoB em São Paulo sobre a ameaça à parlamentar comunista:

Nota de indignação

Estamos estarrecidos com a gravidade dos ataques destinados à nossa Deputada Estadual Isa Penna, que sofreu recentemente uma ameaça de morte assinada por Emerson Eduardo Rodrigues Setim.

Por meio de uma carta, entregue para todos os e-mails da Assembléia Legislativa de São Paulo, Emerson além de ofender de forma muito violenta Isa Penna, pede a renúncia imediata da deputada estadual, como contrapartida para não ser assassinada.

É absolutamente grave! O PCdoB exige apuração imediata deste caso e garantia de medidas de segurança à deputada.

Prestamos de público também nossa solidariedade à Isa Penna e reafirmamos nosso compromisso de luta contra a violência política de gênero e contra o clima de barbárie que ronda a política brasileira.

19 de setembro de 2022
Comitê Estadual do PCdoB SP