Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras apresenta suas propostas; leia a íntegra do documento

Foi realizado no dia 10 de agosto o evento de lançamento e apresentação das propostas contidas no documento intitulado “Contribuições da Frente Ampla em Defesa da Saúde de Trabalhadoras e Trabalhadores para o Processo Eleitoral Brasileiro (2022)”, voltado aos membros da sociedade e aos parlamentares que desejem estar ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras.

A Frente Ampla é formada por um grupo de mais de centenas de estudiosos, que desde 2021 têm se esmerado na produção de análises e propostas envolvendo o mundo do trabalho, a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente. Integram o seu quadro profissionais das mais variadas profissões, universidades, institutos de pesquisa, entidades de natureza sindical, movimentos sociais, entre outros, todos compartilhando de um aguçado senso de justiça e de empenho na mobilização contra as ações de desmonte da legislação trabalhista e em defesa do meio ambiente.

Para eles, não basta o enfrentamento dos problemas postos; também é necessária a construção de uma plataforma que simultaneamente abarque o presente e construa o futuro, contemplando a formulação de propostas organizadas em eixos temáticos. O resultado deste trabalho intensivo e promissor não se propõe a ficar restrito às páginas de um livreto, mas a ser utilizado como bandeira de mobilização, ferramenta de formulação de políticas públicas, de planejamento econômico e triunfo político nas batalhas eleitorais em andamento.

Por isso, o presente documento, de caráter suprapartidário, foi encaminhado aos diversos candidatos que disputam as eleições de 2022 com o objetivo de que seus resultados se tornem estandartes para aqueles que efetivamente se preocupam com as causas ambientais e dos trabalhadores.

O trabalho desenvolvido passou inicialmente pelo diagnóstico situacional da realidade inerente às diversas áreas do mundo do trabalho. Com base nisso, definiram-se prioridades, a partir das quais se centraram os esforços de pesquisa e elaboração de propostas.

Cada uma das facetas dos problemas identificados foi exaustivamente tratada, algumas delas contempladas com notas técnicas, pareceres conjuntos, posicionamentos e outros documentos correlatos.

A forma deliberativa adotada pelo conjunto da Frente Ampla, praticamente consensual, possibilitou a estruturação de um documento conciso, mas ao mesmo tempo amplo o suficiente para abranger as diversas carências do momento, que tem como objetivo abarcar propostas inovadoras sem romper com o conhecimento e o acúmulo histórico dos diversos atores da luta social, recusando para si o título de “dono da verdade”.

Além disso, o texto caracteriza o momento profundamente estruturante do mundo do trabalho pelo qual passamos. As investidas do neoliberalismo, somadas à ação predatória do capital em crise e ao atual governo entreguista e genocida, de viés fascistizante, colocam obstáculos à resistência dos trabalhadores e ao alcance de vitórias imediatas. Por ora, é Importante que as batalhas pela superação desta situação sejam travadas.

São seis os eixos temáticos analisados em profundidade, para os quais foram apresentadas propostas cujo conteúdo encontra-se brevemente resumido abaixo:

  1. O Trabalho no Brasil de hoje: em quais condições se dá o trabalho hoje; o modo desestruturante pelo qual se apresenta a lógica patronal e todas as mazelas daí decorrentes;
  2. A saúde dos trabalhadores e trabalhadoras: a luta pela manutenção e melhoria do SUS; as dificuldades da saúde públicas, tais como o teto de gastos, os planos de saúde privados e a mercantilização da saúde;
  3. Seguridade Social e Proteção Social do Trabalho: sua crescente deficiência; o desmonte da previdência pública e das ferramentas de proteção social, a exemplo da destruição das NRs (Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho);
  4. Desigualdade de Oportunidades no Mundo do Trabalho e na Saúde: o enfrentamento à discriminação, à exclusão e o desrespeito aos direitos humanos de negros e negras, mulheres, LGTBQIA+, imigrantes, refugiados, pessoas com deficiência (PCDs) e dos povos originários;
  5. As novas Tecnologias no Mundo do Trabalho: o desemprego tecnológico, a exclusão social, a desregulamentação e o enfrentamento à nocividade de tais modos de operação. Além disso, trata das nanotecnologias e nanopartículas, de sua recepção e de seus efeitos no mundo o trabalho, nos alimentos e nos corpos dos trabalhadores e da população em geral;
  6. O Agravamento das Questões Ambientais: tema recorrente e imediato, cujas soluções são sempre deficitárias. O modo capitalista de produção e a gana pelo lucro fácil e rápido aceleram a degradação do meio ambiente, a exemplo do desmatamento, da intoxicação da população, da destruição de rios, terras e plantações, inclusive pelos agrotóxicos.

Por fim, a Frente Ampla se posiciona pela mobilização social em torno de suas plataformas, ergue sua bandeira em defesa da saúde e do meio ambiente — onde vivem os povos e trabalham aqueles que produzem a riqueza — e almeja ser instrumento de mudanças com o intuito de atingir seus objetivos: Vida digna e saudável para todos!

Para conhecer o conteúdo completo do trabalho desenvolvido e participar da Frente Ampla, acesse:  https://www.frenteamplast.com/

Para ler a íntegra do documento, clique aqui.