Encontro com Fernando Haddad reúne líderes sindicais e movimentos populares

Na manhã desta quinta-feira (25), sindicalistas e representantes de movimentos populares se reuniram com o candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) na Casa de Portugal, localizada na capital paulista. Também estiveram presentes a candidata a vice-governadora Lucia França (PSB) e o candidato ao Senado Márcio França (PSB), que integram a coligação Brasil da Esperança.

Estiveram presentes representantes da CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, Intersindical e Pública, além de representantes do movimento estudantil, de movimentos populares por moradia, de mulheres e de negros e negras, que apresentaram suas reivindicações aos candidatos.

As sete centrais sindicais entregaram a Haddad um documento unificado com as propostas e demandas do movimento sindical para um futuro governo. “Esse documento ressalta a importância de nós lutarmos por um Estado com foco no desenvolvimento e que coloque no centro do debate o combate da desigualdade social em nosso país”, afirmou Rene Vicente, presidente licenciado da CTB São Paulo.

Também foi exibido um vídeo da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) sobre a precarização do trabalho e o aumento do custo de vida na atual conjuntura, ressaltando o papel histórico do movimento sindical na luta por direitos e pela redemocratização, além de vídeos institucionais da campanha eleitoral de Fernando Haddad.

Haddad apresenta plano de governo

A fala de encerramento do encontro ficou por conta de Haddad, que expôs algumas das propostas centrais de seu plano para o Governo de São Paulo, lançado no início desta semana. Dentre elas, o reajuste do salário mínimo estadual com 100% de reposição das perdas e a abertura de negociações com os servidores sobre melhores condições de trabalho.

“Essa não é uma eleição qualquer. Não vai ser tarefa fácil, mas nós vamos colocar o Estado em outra direção”, afirmou o candidato.

CTB participa do encontro

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente no encontro com sindicalistas e movimentos populares, defendendo suas posições e fortalecendo a luta pela retomada dos direitos trabalhistas e pela reconstrução nacional.

“O Brasil passa por uma crise política, sanitária e econômica. O centro do debate deve ser a retomada do crescimento econômico, a valorização do trabalho e distribuição de renda”, afirmou Rene Vicente representando a CTB Nacional.

Adilson Araújo, presidente da CTB Nacional, lembrou o momento decisivo no qual o Brasil se encontra e, por isso, a importância de mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras na defesa de seus direitos e de um novo projeto de país:

“Para a CTB, é importante que a militância sindical seja parte da construção de um programa que coloque o Brasil no caminho da reconstrução. É importante que a classe trabalhadora participe do debate político, para que candidatos vinculados à sua luta sejam eleitos no parlamento e levantem a bandeira da democracia, da soberania e dos direitos”, conclui.

Confira a galeria de fotos: