Datafolha mostra Lula subindo entre os mais pobres, enquanto Bolsonaro cai; o líder fascista cresce apenas entre os ricos, que são minoria no Brasil

O ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva continua liderando as intenções de voto no segundo turno das eleições, com 49% contra 44% do candidato da extrema direita. É o que aponta a mais nova pesquisa Datafolha divulgada sexta-feira (14).

Nulos e brancos somam 5% e 1% não souberam responder. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 53% dos votos válidos, e o fascista Bolsonaro seria derrotado com 47%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. De acordo com o instituto, cenário de 2º turno continua estável.

Luta de classes

A polarização política reflete a polarização social. O segundo turno acentuou a divergência entre as classes sociais na peleja presidencial, que pode ser inferida na evolução da intenção de votos entre pobres e ricos para 30 de outubro.

De acordo com o Datafolha, Lula cresceu de 54% para 58% dos votos entre quem ganha até dois salários em relação à última pesquisa. Nesse grupo, apesar de todos os esforços e medidas eleitoreiras, Bolsonaro caiu de 37% para 36% no período de uma semana.

Já entre os eleitores que ganham mais de 10 salários, Bolsonaro subiu de 43% para 53% dos votos, crescimento significativo de dez pontos. Ao mesmo tempo, Lula caiu de 52% para 39% nesse eleitorado, onde também encontramos o ninho majoritário dos fascistas brasileiros.

Nas regiões, o Nordeste continua sendo um forte reduto da esquerda. A distância que já era grande entre os dois candidatos ficou ainda maior, mostrando que Lula ainda não chegou no teto dos votos que pode ter entre os nordestinos.

O ex-presidente subiu de 66% para 68% dos votos no Nordeste enquanto Bolsonaro caiu de 28% para 27%. No horário eleitoral, Bolsonaro faz o papel de lobo em pele de cordeiro com falsas juras de amor ao povo nordestino, ao mesmo tempo em que implora por votos. Mas pelo visto a farsa montada pelos marqueteiros não pegou.

Por outro lado, o povo não deixou de prestar atenção nas ofensas e preconceitos que vomitou sobre o Nordeste logo após a eleição. “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, disse. Isto ajuda a explicar o aumento da rejeição ao líder fascista no meio do combativo, sábio e consciencioso povo nordestino.