Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro

A última pesquisa do Datafolha antes do 2º turno das eleições, que acontece neste domingo (30), mostra o ex-presidente Lula (PT) à frente da corrida presidencial com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). 

Já nos votos totais, quando são contabilizados os nulos, brancos e indecisos, o petista também sai à frente: tem 49% das intenções de voto contra 44% do atual presidente. Os votos brancos e nulos somam 5% e 2% do eleitorado se considera indeciso. 

O instituto entrevistou 4.580 pessoas em 252 municípios entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra estabilidade de Lula (PT), que no último levantamento, realizado na semana anterior, marcava a mesma porcentagem de votos totais contra 45% do líder da extrema-direita. 

Além disso, Lula (PT) tem ampla vantagem em quatro estratos do eleitorado: moradores do Nordeste (67% a 28%), quem recebe até dois salários mínimos por mês (61% a 33%) autodeclarados pretos (60% a 34%) e mulheres (52% a 41%).

Com informações da Folha de São Paulo