Datafolha: Lula lidera no Nordeste e entre os mais pobres

O último levantamento feito pelo Datafolha, divulgado no início da noite desta quarta-feira (19), também mostra Lula à frente da disputa presidencial: desta vez, com 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro. 

Quando são contabilizados os votos brancos, nulos e os indecisos, o petista aparece com 49% dos votos totais, enquanto o candidato fascista tem 45%. Brancos e nulos totalizam 4% das intenções e 1% se consideram indecisos.  

Na pesquisa realizada pelo instituto na semana anterior, o petista aparecia com o mesmo percentual ante 44% do atual presidente. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ele continua figurando na dianteira em todos os cenários.

O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas em 181 municípios entre os dias 17 e 19 de outubro, sob encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo. 

Lula lidera no Nordeste e entre os mais pobres

O instituto também divulgou as intenções de voto de cada candidato de acordo com a renda, a região do país, o gênero, a raça e a religião.

Lula tem a liderança absoluta no Nordeste, onde detém 67% dos votos totais contra meros 29% de Bolsonaro. A região é o segundo maior colégio eleitoral do país, concentrando 27% dos eleitores. No Norte e no Sudeste, Bolsonaro sai à frente por uma pequena margem: ele tem, respectivamente, 50% contra 46% de Lula e 50% contra 43%. 

Na segmentação de votos de acordo com a renda, Lula lidera entre os mais pobres e Bolsonaro, entre os mais ricos — atestando a posição do governo neoliberal e de extrema-direita de sempre favorecer as classes mais abastadas. 

Entre os eleitores que ganham até 2 salários mínimos, o petista tem 57% dos votos totais contra 37% de Bolsonaro. A tendência se inverte entre quem ganha mais de 10 salários mínimos: 55% pretendem reeleger o atual presidente, enquanto 41% votariam em Lula. 

Com informações da Folha de São Paulo