CTB Bahia exalta sindicalistas e destaca desafios na reconstrução do Brasil

Após o fim das eleições de outubro, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destaca a atuação dos sindicalistas. “O resultado eleitoral e o papel da Bahia nas vitórias consagradoras de Lula e Jerônimo reforçaram a importância do movimento sindical nas lutas sociais e políticas”, enfatiza. 

Para a dirigente, foi fundamental a atuação dos sindicalistas e das coordenações regionais da Central. “Pelo empenho e dedicação nesse momento do Brasil, parabenizamos os dirigentes da CTB Bahia, da Fetag, dos sindicatos urbanos e dos trabalhadores rurais, além de toda militância do movimento sindical que atuaram nessas eleições”, destaca.

Especialistas já afirmaram a força e a importância da Bahia e do Nordeste na vitória de Lula, que volta à Presidência do Brasil. “Resgata a esperança em um novo rumo para o país. Lula mostrou que é um político capaz de superar dificuldades e dar a volta por cima, como o nosso povo faz”, afirma Rosa.

Bahia e Nordeste

Os baianos confirmaram vitória de Jerônimo como governador, lhe dando 52,77% dos votos. A virada no primeiro turno e a confirmação da eleição no segundo mostram que os baianos queriam o estado avançando com o projeto político que mudou para melhor a vida da população, na capital e no interior, com investimentos e obras expressivos.

No estado, Lula teve mais de 3 milhões de votos à frente do atual presidente, com 72,11% dos votos. Em todo o Nordeste, sua vantagem variou entre mais de 62% e mais de 70%. A votação do petista na região foi essencial para fazer frente aos resultados na região Sudeste.

Desafios

A partir de 1º de Janeiro, uma nova história começa a ser escrita com Lula na Presidência. “Os desafios serão grandes, pois foi eleito um Congresso conservador. Lula vai precisar de muita mobilização social e dos sindicatos para o Brasil retomar o crescimento econômico, combater a fome e gerar empregos”, pontua Rosa.

Segundo a sindicalista, a CTB precisa manter as ações pela unidade do movimento sindical. “Devemos seguir atuando junto com as demais centrais para respaldar as medidas que o presidente venha implantar. Temos que pedir uma reunião com o governo para debater a pauta da classe trabalhadora, apresentada antes das eleições”, defende.

Para Rosa é essencial retomar com força a atuação da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo. “Nosso povo decidiu pela democracia, por mais livros, mais universidades, mais desenvolvimento, mais emprego com direitos, e mais políticas sociais que promovam a igualdade. Será um governo de disputa, com gente raivosa tentando sabotar o projeto. E nós temos que ajudar Lula a garantir as mudanças. Na Bahia, vamos ajudar a Jerônimo a ampliar o que Wagner e Rui fizeram de bom para os baianos”, diz.

Fonte: CTB Bahia