Cresce a possibilidade de vitória definitiva de Lula já no primeiro turno

Ao lado do Datafolha, o Ipec (ex-Ibope) realiza as pesquisas eleitorais consideradas mais confiáveis pelos analistas, em função do histórico e da metodologia. Em seu último levantamento, encomendado pela Rede Globo e divulgado na noite de segunda-feira (20), o instituto indica o crescimento de um ponto percentual nas intenções de voto no ex-presidente em relação à pesquisa anterior. Lula subiu a 47% enquanto Jair Bolsonaro permaneceu estacionado em 31%.

Considerando apenas os votos válidos, o líder petista teria 52% e liquidaria a parada já no dia 2 de outubro, uma hipótese que se reforça e se consolida diariamente nesta reta final do pleito.

O que se vê na prática é a concretização de uma frente ampla democrática contra o líder do neofascismo brasileiro, um político que envergonha profundamente a consciência nacional e é fortemente rejeitado pela maioria da nossa população.

O andar da carruagem confirma também a tendência de esvaziamento da Terceira Via e migração de votos para o único candidato que tem reais condições de derrotar o inominável.

Sinal disto, foi o depoimento do célebre cantor e compositor baiano Caetano Veloso durante o horário eleitoral. “Reconheço sempre a importância de Lula, o histórico dele. Sinceramente, mesmo a gente adorando Ciro, respeitando o que ele planeja, tem quer ser Lula”, disse o artista.

Este cenário tem desesperado o Clã Bolsonaro, cujo chefe reage vomitando velhas ameaças golpistas recheadas com falsas suspeitas sobre as urnas eletrônicas e vitupérios endereçados ao STF e TSE.

Foto: Ricardo Stuckert