Centrais sindicais elaboram Cartilha Cidadã contra o assédio político-eleitoral

As centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, CSB, UGT e NCST elaboraram uma Cartilha Cidadã para as eleições de 2022 com orientações para combater o assédio político por parte dos patrões e garantir o voto livre e sem amarras dos trabalhadores e trabalhadoras.

Há duas semanas, os representantes das centrais se reuniram com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília (DF) para firmar compromisso na ampliação do combate à práticas ilegais pelos empregadores nos ambientes de trabalho. Na ocasião, os dirigentes entregaram a Cartilha ao procurador-geral do Trabalho.

O documento de 14 páginas traz orientações aos eleitores “neste difícil momento da política brasileira, em que os ânimos estão acirrados, ameaças surgem de vários pontos, os discursos de violência, ódio e golpe de Estado sobem aos palanques e algumas empresas, seus proprietários e seus gerentes estão adotando ameaças de demissão ou coagindo seus subordinados a optar por uma via específica de candidatura, a indicada por esses patrões.”

Dentro desse escopo, ele esclarece sobre o significado do assédio político ou eleitoral, as práticas mais comuns de assédio e retaliação cometidas nos locais de trabalho, como comprová-lo e como e para onde o trabalhador pode encaminhar as denúncias. Além disso, ele traz respaldo da Constituição Federal, do Código Eleitoral, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Confira a íntegra da Cartilha Cidadã clicando aqui.