Candidaturas de negros superam proporção de brancos pela primeira vez

49,49% negros (pretos e pardos somados) e 48,93% brancos. Em eleições gerais é a primeira vez que candidatos negros são maioria, fato já ocorrido em eleições municipais.

Os candidatos negros são os que se declaram pretos e pardos no registro do TSE (Superior Tribunal Eleitoral). Em 2014, o grupo representou 44,24% do total de candidaturas na ocasião. Já em 2018 representaram 46,5% e agora, em 2022, as candidaturas registradas de negros foram de 49,49%, superando pela primeira vez o número de candidatos que se declaram brancos.

A declaração de brancos em 2022, segundo o TSE, ficou em 48,93%. A declaração de raça começou a ser feita em 2014.

Esta é a primeira vez que o número de candidatos negros supera o de candidato brancos em eleições gerais. No entanto isto já ocorreu nas eleições municipais, em 2020, com negros sendo 49,9% dos candidatos e brancos 47,8%.

28 mil candidatos

As eleições desse ano contam com 28.288 candidaturas registradas, queda de 3% em relação as eleições de 2018.

Desse número, 3.919 candidatos se declararam pretos e 9.992 pardos. Neste ano, mais de 9 mil candidaturas são de mulheres.

De acordo com as novas regras eleitorais, os votos dados a candidatos negros para deputado (a) contam em dobro para a divisão do tempo do partido em rádio e TV e para a distribuição do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário, assim como a distribuição de recursos aos candidatos negros deve ser proporcional a sua representatividade.

Contudo, é preciso que exista mais controle sobre a declaração de raça junto ao TSE, uma vez que os partidos podem burlar ou utilizar “candidaturas laranjas” para obter vantagens.

Fonte: Vermelho, com informações de G1 e Agência Câmara