Sindicato da Paraíba convoca classe trabalhadora para Greve Nacional da Educação

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), filiado à CTB na Paraíba, convocou todos os profissionais do magistério e demais trabalhadores e trabalhadoras para a Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional da Educação (CNTE), para a quarta-feira da próxima semana (26).

A entidade emitiu um ofício circular a todos os gestores municipais, como também às secretarias municipais de Educação.

A principal luta da categoria é o respeito à Lei do Piso, que assegura o aumento de 14,95% neste ano, bem como pela revogação do Novo Ensino Médio, que traz enormes prejuízos para os estudantes, pois as disciplinas básicas de física, química e biologia, foram reduzidas. De acordo com a CNTE, houve ainda uma “plataformização” do ensino com a substituição de uma política educacional por compra de plataformas.

“O conhecimento científico tem sido substituído por bibliografia de autoajuda. Inventaram uma disciplina atendendo a interesses de grupos empresariais, a chamada educação financeira, e impuseram um modelo alienante e de adestramento”, diz o Sinfemp. “Enquanto disciplinas como História, Sociologia e Educação Física perdem espaço, matérias fora do comum ou com nomes nada explicativos como ‘O que rola por aí’, ‘RPG’, ‘Brigadeiro Caseiro’, ‘Mundo Pets AS’ e ‘Arte de Morar’ começaram a fazer parte da realidade dos estudantes do ensino médio nas redes públicas do país”, completa o sindicato.

Para o Sinfemp, o objetivo do novo ensino médio é excluir o pensamento crítico dos alunos, conforme a cartilha neoliberal. “Precisamos fazer essa luta para que o governo federal revogue esse novo ensino médio no Brasil, que está trazendo enormes prejuízos a educação e especialmente aos estudantes”, afirma a presidente da entidade, Carminha Soares.