Marilene Betros: “Quem ganha com a aprovação do Fundeb é o povo brasileiro”

Publicado 25/08/2020
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2020 que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Quem ganha com a aprovação do Fundeb é o povo brasileiro”, afirmou Marilene Betros, secretária nacional de políticas educacionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
“Foi uma derrota para o governo Bolsonaro que queria empurrar com a barriga a votação do Fundeb. Se não conseguíssemos votar agora não teríamos recursos para a educação básica em 2021”, ressaltou a dirigente da CTB. A votação aconteceu em dois turnos e a PEC foi aprovada por unanimidade. A promulgação acontecerá neste quarta-feira (26), em sessão especial no Congresso.
Marilene lembrou que o debate para a construção do novo Fundeb se iniciou em 2015. Nos últimos três anos a mobilização ganhou força. Fruto de um longo processo de construção política, iniciado em 2015. “O dinheiro do Fundeb é usado, entre outras coisas, para pagamento de professores e outros funcionários das escolas, equipamentos necessários ao ensino, concessão de bolsas e aquisição de material didático”, explicou.
“A CTB teve participação fundamental na mobilização em torno do Fundeb desde 2015 compreendendo a importância de um fundo permanente para a financiamento da educação básica.”, reiterou Marilene. “Hoje foi um grande passo para a educação brasileira”, concluiu.
Por Railídia Carvalho