Encontro Nacional da Educação da CTB defende revogação do Novo Ensino Médio e valorização do magistério

A sede nacional da CTB foi palco nesta sexta-feira (28) do 4º Encontro Nacional da Educação da CTB, cujo resultado foi avaliado como “extremamente positivo” pela secretária adjunta de Política Educacional da Central classista, a professora baiana Arielma Galvão, que coordenou o evento.

“Contamos com a presença de lideranças da área em 13 estados. Depois deste período difícil que enfrentamos, perturbado pela pandemia do novo coronavírus e o governo neofascista de Jair Bolsonaro, é alentador realizar uma reunião tão representativa para um debate tão relevante e premente”, declarou.

Em sua opinião, o encontro atingiu seus objetivos. “Reafirmamos as diretrizes da CTB para a educação, a luta pela revogação do Novo Ensino Médio, em defesa do piso nacional do magistério, da carreira e da valorização dos profissionais da educação”, ressaltou.

O momento, segundo ela, é de retomada dos direitos e conquistas. Neste sentido, a secretária adjunta citou a restauração do Fórum Nacional de Educação (FNE) com participação da sociedade civil. Ponderou, por outro lado, que a correlação de forças “continua difícil”, uma vez que a pauta do fascismo não foi derrotada definitivamente e o governo de frente ampla liderado por Lula torna-se muito suscetível às pressões das forças conservadoras.

“É indispensável conscientizar e mobilizar nosso povo, dialogar muito com as bases em defesa do governo Lula e de uma agenda progressista, focada no fortalecimento da educação e da escola públicas”, complementou.

O coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, que abordou a conjuntura nacional junto com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), afirmou que o encontro realizado na sede da CTB “é um passo para ampliar o debate da educação para além dos sindicatos. É fundamental que toda a sociedade participe”.

“Este debate não pertence apenas aos educadores e ao movimento sindical. Nossos alunos são principalmente filhos e filhas da classe trabalhadora brasileiro, é necessário que estejam inseridos nesta discussão. Educação é um dos temas centrais na mudança de paradigma que o governo Lula objetiva”, salientou o coordenador da Contee.

A reunião também debateu uma proposta de resolução política que será encaminhada à Executiva Nacional da CTB para ser publicada após o aval da direção e a incorporação de emendas sugeridas durante o 4º Encontro Nacional da Educação.

Representantes de 13 estados participaram do 4º Encontro Nacional da Educação da CTB
Compartilhar:

Conteúdo Relacionado