CTB intensifica nos estados pressão pela aprovação do Fundeb. Votação no Senado é nesta terça (25)

Por Railídia Carvalho

Os senadores pelo Pará Paulo Rocha (PT) e Jader Barbalho (PMDB) manifestaram posição favorável a aprovação do Fundeb, que está previsto para ir à votação no Senado nesta terça-feira (25), às 16h. A informação é de Cleber Rezende, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil daquele estado. A orientação nacional da CTB em todo o Brasil é pressão total pela aprovação do Fundeb sem destaques.

“Os municípios brasileiros, especialmente aqueles das regiões Norte e Nordeste tem dificuldade em desenvolver a Educação brasileira sem um Fundeb, sem a complementação da União. Esse recurso é essencial para garantir a educação nessas regiões e em diversas partes do Brasil”,  afirmou Cleber.

Ele complementou que a grande maioria dos 144 municípios do Pará são pequenas localidades.”Sem os recursos do Fundeb não tem condição de pagar professor e oferecer um ensino de qualidade aos pequenos e aos adolescentes paraenses”.

Em Minas Gerais, a CTB-MG com as demais centrais sindicais também tem pressionado os parlamentares pela aprovação sem destaques do Fundeb. “Estamos enviando mensagens diretas aos senadores. Fizemos um oficio conjunto entre as centrais e encaminhamos tb aos senadores. Estamos fazendo discussões através de lives”, explicou Valéria Morato, presidenta da CTB-MG.

Na opinião da dirigente, a bandeira do Fundeb é de todo o país e dos movimentos que lutam pela educação pública. “O Fundeb é uma conquista histórica, fundamental para seguirmos na construção de uma Educação pública, de qualidade e libertadora”, afirmou.

Foto:Tony Winston/Agência Brasília/Arquivo

Compartilhar: