‘Prévia’ do PIB do Banco Central desmente a dupla Bosonaro/Guedes e indica tombo de 1,13% na economia brasileira em agosto

O Rei das Fake News, que hoje comanda o Palácio do Planalto, anda dizendo que a economia brasileira está a todo vapor, reproduzindo mentiras proferidas diuturnamente pelo rentista Paulo Guedes desde o início do atual governo. Os fatos, teimosos, indicam o contrário.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 1,13% em agosto, na comparação com julho, conforme informou a instituição na segunda-feira (17).

Essa foi a maior retração mensal do indicador desde março de 2021.

Com isto, a realidade revela a farsa embutida no discurso do governo da extrema direita e atesta o fracasso da política ultraliberal adotada pelo Ministério da Economia sob o comando do rentista Paulo Guedes, o “Posto Ipiranga” do presidente.

O desastre econômico, também refletido no avanço da fome e no desemprego em massa, é o filho bastardo da política econômica bolsonarista, jamais reconhecido pelos país. Para que o Brasil volte a crescer e valorizar o povo trabalhador é preciso eleger Lula, derrotar o líder fascista e mudar a política econômica.

Conforme esclarece a economista Juliano Furno, o crescimento médio do PIB brasileiro no atual governo foi mais do que medíocre, ficou abaixo da média global e abaixo da média dos países emergentes e da América Latina.

“Vivemos uma situação de semi-estagnação”, caracterirou. O chefe do Palácio do Planalto gosta de falar da fome na Venezuela para depreciar os líderes do país. Mas a verdade, conforme comentou Furno, é que o Brasil exibe “uma insegurança alimentar maior que a Venezuela, que deve crescer mais de 10% neste ano”. Confira no vídeo abaixo: