Apesar da mídia, povo apoia Lula contra juros

Por Altamiro Borges

A mídia rentista jurou que o presidente Lula só colheria desgastes com suas críticas à política de juros do Banco Central. Fanática do “deus-mercado”, ela defendeu a falsa “autonomia” do BC e tentou blindar o bolsonarista Roberto Campos Neto – o Bob Fields Neto – na chefia do órgão. A pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, porém, destruiu sua falsa narrativa: 80% dos entrevistados afirmaram que Lula está certíssimo ao pressionar pela queda dos juros e 71% concordaram que a taxa Selic é pornográfica e sabota a economia.

Meio a contragosto, a Folha de S.Paulo – do mesmo grupo empresarial do Datafolha – admitiu que errou nas suas previsões. Lembrando as ácidas críticas de Lula à política de juros – “quero saber de que serviu a independência do Banco Central”; “é só ler a carta do Copom para a gente ver que é uma vergonha esse aumento de juros”; “precisa cuidar da política monetária, mas precisa cuidar também do emprego, da inflação e da renda do povo” –, o jornal confessou que “o questionamento do presidente parece encontrar eco na população”. Parece?

Até eleitores de Bolsonaro criticam o BC

“Para 71% dos entrevistados, a taxa de juros está mais alta do que deveria. Entre os que pensam assim, 55% dizem que ela é muito mais alta do que deveria, e apenas 16% consideram que está um pouco mais alta. Mesmo entre os eleitores do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, que indicou Campos Neto para o BC, a percepção de que os juros estão mais altos do que o recomendado é de 77%”, descreve, quase incrédula, a Folha.

“Especificamente sobre a pressão de Lula pela redução dos juros, a pesquisa também apontou que 80% dos entrevistados dizem considerar que o presidente está agindo bem. Para 16%, o mandatário age mal, e 5% não souberam responder. O apoio a Lula neste tópico é maior entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.604), faixa em que 85% dizem concordar com o petista. Também é assim entre aqueles com até o ensino fundamental (84%), os desempregados e que estão sem procurar emprego (91%) e os que se declaram pretos (84%)”. Ou seja: o povão concorda com Lula e discorda da mídia rentista e do “deus-mercado”.

Jornalistas e analistas do “mercado”

Como ironizou Leonardo Sakamoto em postagem no UOL, “durante semanas, analistas e economistas disseram que o Brasil repudia as críticas públicas que Lula vem fazendo contra os juros altos mantidos pelo Banco Central. Agora, o Datafolha reforça que as fontes dos tais analistas e economistas para falar em nome do povo eram as vozes em suas cabeças. Ou seu desejo íntimo de que o país compartilhasse de suas crenças”.

“Membros da mesma elite que vocifera contra o aumento do salário mínimo acima da inflação, dizendo que a economia não aguenta, são os que defendem os juros altos do BC, justificando-se que é pelo bem dos mais pobres. Aliás, seria ótimo que jornalistas e consultores que vem chamando de burro quem pede juros menores colocassem ao final de suas análises a informação de quanto têm em suas carteiras de investimento. Só por transparência”.