Brasileiros sobrevivem com menos de um salário

Com a política econômica desastrosa do governo Bolsonaro, os brasileiros vivem um verdadeiro aperto financeiro. A renda média mensal de cerca de 33 milhões de trabalhadores não chega nem perto do valor de um salário mínimo.

O levantamento da LCA Consultores aponta que é o nível mais baixo da série histórica desde 2012. Entre os brasileiros com renda de até R$ 1.212,00 quase 50% possuem até o fundamental completo.

Outros 40,4% têm ensino completo ou incompleto e apenas 10,2% chegaram ao ensino superior. A desigualdade também é vista na distribuição por cor da pele, sendo que 57,2% se autodeclaram pardos, 30,2% brancos e só 12,5% são negros.

Os brasileiros se viram para conseguir sobreviver. O salário mínimo ideal para atender as necessidades básicas de uma família com quatro pessoas deveria ser de R$ 6.394,76. O valor é 5,28 vezes maior do que o piso atual, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia