Sindicato dos Pescadores de SP formaliza filiação à CTB: ‘Reforça a luta e gera novas demandas’, avalia Renê

O Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo formalizou a filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, nesta sexta-feira (10), em reunião na sede da entidade, no Guarujá, na baixada santista.

No encontro, o presidente do Sinpescatraesp Jorge Machado e o tesoureiro Antônio Miki relataram aos dirigentes da CTB – Renê Vicente, Onofre Gonçalves e Ronaldo Leite – as demandas da categoria, que atual principalmente na pesca industrial.

“Tratamos da questão trabalhista atual, dos ataques à classe trabalhadora, e ele relatou as dificuldades que a categoria do ramo da pesca industrial tem sofrido. Falta de fiscalização, apreensão de barcos e uma série de problemas. Inclusive, o sindicato pede uma reunião com o governo do Estado para tratar sobre o tema e da necessidade da ampliação dos direitos e deveres desses trabalhadores”, revelou Renê, que também preside a Central em São Paulo.

Vicente comentou ainda o crescimento da CTB com a chegada do Sinpescatraesp. “Reforça a luta e gera novas demandas para os trabalhadores da indústria da pesca. Um sindicato experiente, que já está há um bom tempo na defesa, mas que, também, com as reformas trabalhista e Previdenciária, vem sofrendo na questão financeira e com a precarização do trabalho”, concluiu o presidente da CTB-SP.

Uma das grandes expectativas da união do Sinpescatraesp com a CTB é fortalecer a batalha pela retomada da contribuição sindical, para que o sindicato possa manter as suas lutas e demandas jurídicas, na defesa da categoria.