Sintect-SP realiza posse da nova diretoria com a participação da CTB

Foi realizado neste sábado (6), a cerimônia de posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo (Sintect-SP), Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba, mandato 2023-2027 e dos delegados sindicais 2023.

A posse efetiva da diretoria do sindicato foi realizada no dia 19 de janeiro. A cerimônia realizada no dia 6 de maio, foi prevista para combinar com a posse dos delegados sindicais. Com o lema “Responsabilidade, Experiência e Luta”, a direção foi eleita com por 58,7% dos votos.

O presidente do sindicato, Elias Cesário, o Diviza, falou da importância que os sindicalistas tiveram na luta contra a privatização dos correios e a parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “A vitória da chapa 3 foi muito importante para a categoria dos correios, principalmente a nossa chapa, que é experiente e estamos há 15 anos nessa batalha. Tiramos o sindicato de São Paulo do ostracismo que era antigamente, só tinha corpo, não tinha cabeça. Hoje é um sindicato que tem cabeça e corpo dentro do movimento sindical dos correios. Tem o reconhecimento da categoria, com 58% dos votos na base de São Paulo e a criação da nossa nova federação da Findect, que subiu novos rumos com a categoria de correios. Foi a nossa chapa que conseguiu barrar a privatização, logicamente junto com os outros sindicatos da Sintect do resto do país, mas o único que fez propaganda na rede de televisão, no horário nobre, contra a privatização e conseguiu dialogar com todos os parlamentares sobre a questão no senado. Foi o único sindicato que quando teve a aprovação da PL 591 pela privatização dos correios, esteve lá naquele momento horrível, após isso fomos atrás de senadores, conversamos e conseguimos essa vitória. O sindicato também foi importante na eleição do Lula, o primeiro a conversar com o presidente antes dele ser eleito e fechar um compromisso que ele cumpriu agora, tirando os correios da lista de privatizações de estatais do país. Pela primeira vez um presidente de uma estatal vai em uma posse do sindicato, isso mostra que o sindicato é bem articulado, é forte, vem filiado a CTB um bom tempo junto com a nossa política progressista, e vejo que isso demonstra a maturidade do sindicato de São Paulo e da classe de trabalhadores dos correios”, disse Diviza.

Representando a CTB, o secretário-geral, Ronaldo Leite, parabenizou a direção. “A categoria acertou ao reconduzir Diviza e sua diretoria para mais uma gestão do Sindicato dos Correios de São Paulo. O SINTECT-SP liderou a luta nacional contra a privatização dos Correios. Diviza e sua diretoria souberam ajustar a estratégia de mobilização em defesa dos Correios após a votação na Câmara dos Deputados, ganharam tempo, ajudaram a derrotar Bolsonaro e eleger o presidente Lula. O primeiro dos compromissos assumidos por Lula foi manter a Empresa de Correios Pública. Parabéns pela luta, Sintect-SP”, disse Ronaldo.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo de balanço dos últimos anos de lutas da categoria ecetistas, lideradas pelo SINTECT-SP, com destaque da grande e vitoriosa luta contra os governos que tentaram privatizar os correios.

Informações: Sintect-SP