Presidente da CTB participa do XXIV Congresso da CONFASUBRA, em Brasília

Está sendo realizado em Brasília-DF, o XXIV Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), que começou na quarta-feira (17), vai até o domingo (21), no Hotel Royal Tulip Alvorada. Mais de mil delegadas e delegados de 49 entidades de base participam, além de lideranças que trabalham em defesa do serviço público e o presidente da CTB nacional, Adilson Araújo.

Adilson destacou a importância do congresso. “O CONFASUBRA, instância máxima de deliberação da Federação, segue promovendo o debate de temas de interesse da categoria como, democracia nas Instituições Federais de Ensino (IFE), ataques à carreira, aos aposentados e aos Hospitais Universitários, plano de lutas, entre outros. Para CTB o fortalecimento das entidades sindicais é fundamental para a negociação coletiva e a organização sindical na luta por mais direitos e conquistas. A regulamentação da convenção 151 da OIT se constitui numa peça essencial para a organização, direito de greve e a negociação coletiva”, disse o presidente.

O Congresso Nacional é a instância máxima de deliberação da FASUBRA Sindical e é soberano para deliberar sobre qualquer proposta desde que esteja incluído no temário e, ainda, não há restrição estatutária para inclusão dela sem prévia divulgação. O Congresso só poderá se instalar com a presença de delegações de, no mínimo, metade das entidades filiadas e não poderá deliberar sobre nenhuma questão que seja de competência interna das entidades filiadas, salvo as resoluções de caráter organizativo e administrativo da Federação.

“O novo ciclo que se inicia com o governo Lula deve radicalizar na universalização dos serviços públicos. Sepultar a malfadada “deforma administrativa”, ampliar os investimentos públicos. Valorizar o trabalho; a trabalhadora e o trabalhador do serviço público é um grande desafio do projeto de reconstrução e transformação do Brasil”, finalizou Adilson.