NOTA DA CTB | Marcílio Ventura, presente!

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) lamenta profundamente a morte, aos 67 anos, do companheiro Marcílio Ventura, coordenador-geral do STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp). Conhecido como “Comandante”, ele também foi dirigente da CTB-SP (por dois mandatos) e do PCdoB Campinas.

Nascido em 2 de maio de 1954, Marcílio era formado em Geografia e trabalhava desde 1983 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em meio às lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da instituição, projetou-se na luta política, sindical e antirracista.

Em 2002, foi eleito pela primeira vez para a diretoria do STU. Era secretário de Finanças quando, em 2017, a chapa da CTB – vitoriosa na eleição para a diretoria do sindicato – o indicou para a Secretaria Geral da entidade.

Sob sua liderança, o STU participou ativamente de lutas contra os retrocessos dos governos Temer e Bolsonaro, bem como no combate às políticas neoliberais do PSDB no estado de São Paulo. Marcílio foi um sindicalista de referência na defesa da democracia, da Ciência&Tecnologia e da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Marcílio Ventura, você está presente!

  • Adilson Araújo, presidente nacional da CTB
  • Rene Vicente, presidente estadual da CTB-SP