CTB

NOTA: CTB lamenta a morte do companheiro José Rodrigues

O sindicalismo rural perdeu nesta quinta-feira (7) um de seus mais valorosos lutadores. Morreu aos 82 anos o companheiro José Rodrigues da Silva, o Zé Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim (PE), dirigente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e referência para o movimento sindical do campo, sobretudo em Pernambuco e no Nordeste.

Por 18 anos (1978-1996), Zé Rodrigues presidiu a Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pernambuco). Um dos momentos marcantes de sua atuação foi à frente da histórica greve de canavieiros, em 1979, em plena ditadura militar. A paralisação foi considerada um marco para a retomada do sindicalismo no campo.

Conforme lembrou a Fetape, na ocasião o dirigente “foi processado e condenado em primeira instância a três anos de reclusão por denunciar usineiros suspeitos pela morte de um trabalhador da Usina Santa Tereza, no município de Condado. Mas, houve uma forte mobilização do MSTTR-PE, e o processo foi arquivado”.

Militante da SSB (Sindicalismo Socialista Brasileiro), Zé Rodrigues foi um dos fundadores da CTB e dirigente da CTB Pernambuco. Em agosto passado, no 5º Congresso da central, foi reeleito para a direção nacional cetebista.

A CTB presta solidariedade à esposa – a companheira Georgina Delmondes dos Reis –, aos filhos e familiares, aos amigos e aos companheiros de luta. Que a exemplar trajetória de lutas de Zé Rodrigues siga nos inspirando na luta em defesa da reforma agrária, da classe trabalhadora e do sindicalismo classista.

José Rodrigues, presente!

São Paulo, 7 de outubro de 2021

Adilson Araújo, presidente da CTB

Compartilhar: