Lideranças dos árbitros visitam CTB, querem profissão regulamentada e preparam filiação de entidades à Central

Salmo Valentim, presidente da Federação Nacional dos Árbitros de Futebol (Fenaf), Marçal Rodrigues Mendes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro, e Marcelo Marçal, editor do site Apito Nacional, visitaram a sede nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) nesta sexta-feira (25), onde foram recebidos pelo presidente Adilson Araújo e o secretário geral da Central classista, Ronaldo Leite.

A Fenaf e outras entidades representativas da arbitragem brasileira estão em vias de consumar a filiação à CTB. Os sindicalistas criticaram as relações de trabalho precárias impostas à categoria e informaram que o principal objetivo dos sindicatos e da Federação é a regulamentação da profissão, a exemplo do que já ocorre na Argentina, no Uruguai e em outros países.

“É o primeiro passo para combater os abusos, valorizar e dignificar a arbitragem”, afirmou Salmo Valentim. O presidente Adilson Araújo disse que a CTB vai estreitar os laços com a categoria e incorporar suas bandeiras na luta da Central, enfatizando que a regulamentação da profissão é uma questão prioritária e urgente. “Não é admissível contratos de trabalho à margem da CLT e da Constituição”, afirmou.