‘CTB é experiência que deu certo e vem se consolidando e fortalecendo’, diz presidente da Central no RS em aniversário de 15 anos

Em evento lotado, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB-RS) celebrou os seus 15 anos de atuação. O ponto alto da comemoração se deu em um seminário realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura gaúcha (Fetag-RS), no bairro Floresta, em Porto Alegre.

Com a participação do presidente Adilson Araújo e da secretária nacional da Mulher Trabalhadoras, Celina Arêas, além de outras lideranças, foram debatidos temas como os desafios atuais do sindicalismo, a participação feminina no mundo do trabalho e espaços de poder e a batalha pela revogação dos marcos regressivos da reforma trabalhista e pela derrubada da Selic.

“Foi um seminário em que nós pudemos debater a necessidade das mobilizações e das lutas para que a agenda da classe trabalhadora possa avançar nesse governo, em que se abre um caminho novo. Debatemos também a crise que nós estamos vivendo, do ponto de vista econômico, a necessidade de pressionar pela baixa da taxa de juros e para a retomada do desenvolvimento com geração de emprego. Tivemos a oportunidade de fazer um debate sobre a importância de nós tratarmos do fortalecimento da estrutura sindical, da negociação coletiva e do financiamento das entidades sindicais para que haja um fortalecimento cada vez maior da luta da classe trabalhadora”, afirmou o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor.

Para o presidente, as atividades foram “extremamente positivas”. “Isso demonstra que a CTB do Rio Grande do Sul, assim como a nacional, é uma experiência que deu certo e vem se consolidando e fortalecendo. Hoje são mais de 160 sindicatos e federações filiados no estado e a CTB desponta como uma central protagonista de todas as principais lutas sociais”, destacou Guiomar.

O evento foi encerrado com um ato, que contou com a presença de representantes das centrais sindicais e de entidades ligadas ao mundo do trabalho.

Confira a galeria de fotos: