CTB reúne direção executiva e reforça luta contra Bolsonaro

A direção executiva da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) se reuniu nesta quarta-feira (10) e aprovou a resolução “Mobilização total contra Bolsonaro”. A reunião, realizada de modo semipresencial, foi coordenada pelo presidente da central, Adilson Araújo, e pelo secretário-geral, Ronaldo Leite.

Parte da direção executiva participou da reunião presencialmente, na sede da CTB, em São Paulo. Duas sindicalistas do Amazonas se dirigiram à capital paulista especialmente para a reunião: a secretária nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora da central, Beatriz Calheiro, a Bia, e a presidenta da CTB-AM e do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas), Ana Cristina.

Na reunião, Jorge Venancio, de São Paulo, agradeceu à ação de solidariedade da CTB, que divulgou amplamente a vaquinha virtual em seu apoio. Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ele é perseguido pelo endocrinologista Flávio Adsuara Cadegiani, responsável por uma pesquisa que resultou na morte de 200 pessoas no Amazonas.

Houve informes especiais de dirigentes que estão na luta contra retrocessos dos governos federal e estadual. João Paulo Ribeiro, o JP, secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB, apresentou o andamento da batalha contra a PEC 32 – a reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro. Já Francisca Rocha, secretária-adjunta de Finanças da CTB e dirigente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), falou sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº 26/2021 (estadual) e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PLO) Nº 07/2021 (municipal).

A executiva cetebista reforçou a mobilização para o 7º Grande Ato da Campanha Nacional #ForaBolsonaro, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Além disso, foi convocada para os dias 9 e 10 de dezembro a reunião da direção plena da CTB.