‘Marco para alavancar a CTB a se tornar a maior central sindical do Brasil’, avalia vice-presidenta da CTB-RO sobre visita de secretário-geral

A vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Rondônia, Niedja Santana, avaliou como “extremamente positiva” a visita do secretário-geral da CTB nacional, Ronaldo Leite, a Porto Velho nesta quarta-feira (12) ao estado. Em sua estada, o dirigente cumpriu extensa agenda para promover a luta classista com sindicalistas dos setores de serviços públicos, saúde, educação e transportes.

“A vinda da CTB nacional, por meio do secretário Ronaldo Leite, trás para a CTB Rondônia um reforço para mostrar aos sindicatos do estado que a CTB é uma central forte, qualificada e que pode atender e auxiliar os sindicatos no seu crescimento e na construção de luta pelas pautas dos direitos dos trabalhadores. Essa visita mostra que a CTB nacional tem uma preocupação de ampliar a sua atenção para a Região Norte. O conhecimento que o Ronaldo tem e a sua orientação vão ajudar a regularizar a situação dos sindicatos, porque há um déficit aqui. Devido ao custo amazônico e dificuldade de acesso aos grandes centros, tem muita gente com problema de documentação no MTE. Foi positiva demais a visita da CTB. A gente agradece à CTB por essa atenção e espero que seja mais um marco de alavancar a CTB a se tornar a maior central sindical do Brasil”, avaliou a presidenta da CTB-RO, Niedja Santana.

Pela manhã, Ronaldo Leite se encontrou com a presidenta do Sindicato dos Professores do Estado (Sinprof-RO), Elessandra Reis, e o secretário da entidade, Joelson Chaves. Em seguida, ele atendeu ao presidente do Sindtaxi, Waldney Filho, para tratar da regularização da carta sindical da instituição.

Na sequência, esteve com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município de Alvorada do Oeste (Sindserma), José Cardoso. Na reunião, o secretário tirou dúvidas sobre a regularização da agremiação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a convidou para se filiar à CTB.

No horário do almoço, Leite confraternizou com integrantes do Sindsaúde-RO e do Sindnova, o Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Mamoré. Logo depois, concedeu entrevista ao site Rondônia ao Vivo.

À tarde, ele ainda visitou a sede administrativa do Sindicato dos Servidores da Educação de Rondônia (Sintero), onde foi recebido pela secretária-geral Dioneida Castoldi e entregou um kit presente da Central.

Para Niedja, apesar da força política do campo conservador no estado, a classe trabalhadora local não tem se curvado ao fascismo e, pelo contrário, tem fortalecido os seus sindicatos e centrais.

Confira a galeria de fotos da agenda: