CTB participa de encontro com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou nesta sexta-feira (26), na sede da Superintendências Regionais do Trabalho (SRT-SP), de um diálogo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, o superintendente Regional do Trabalho de São Paulo, Marcus Alves de Mello, e os chefes de fiscalização.

O vice-presidente da CTB, Renê Vicente, representou a Central na reunião. “No encontro, a CTB se posicionou a favor do fortalecimento e resgate do ministério, e que cumpra sua função de fiscalização em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Renê.

O objetivo do encontro foi de apresentar a equipe que atua na capital paulista junto ao Ministério do Trabalho, e firmar parceria com o movimento sindical, atuando também na área de formação de trabalhadores e trabalhadoras.

“Encontramos hoje uma falência generalizada de suas instalações, prédios com problemas estruturais, faltam equipamentos eletrônicos para a realização de tarefas mínimas com a eficiência cobrada, a escassez cada vez mais evidente de mobiliário e materiais de trabalho, procedimentos defasados frente à evolução dos mecanismos sociais de controle das relações de trabalho, entre outras causas materiais e subjetivas. Dos postos de atendimento nas cidades, antes eram 15 unidades, insuficientes então, agora restam 5 unidades, ainda que com condições mínimas, se mantém em funcionamento, mas em vias de eminente fechamento”, reafirmou o vice-presidente.

Também reivindicou melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras. “O desempenho esperado pelo movimento sindical quanto ao atendimento das entidades fica cada vez mais deficitário. Audiências de conciliação, não se consegue agendar, para as mesas redondas entre as partes (tripartite) não há agenda por falta de funcionários, as homologações estão encerradas, o atendimento de seguro desemprego tem fila quilométrica, as fiscalizações relativas ao trabalho, saúde e meio ambiente, quando não raras, inexistem”, finalizou.