CTB participa da Assembleia Nacional Alba Movimentos – Capítulo Brasil

Nos dias 27 e 28 de novembro, foi realizada a Assembleia Nacional Alba Movimentos – Capítulo Brasil, de forma online. Essa atividade é uma etapa preparatória da 3ª Assembleia Continental da Alba Movimentos, que será realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2022, em Lima, Peru.

Participaram cerca de 70 lideranças e ativistas dos movimentos sociais, populares e sindicais do País. A CTB esteve presente com dois representantes: Carlos Rogério Nunes, da CTB nacional; e Rosângela Rosa, da CTB-DF e do Sindicato dos Eletricitários do Distrito Federal.

A pauta constou de uma avaliação da atuação da Alba Capítulo Brasil nos últimos três anos, com destaque para as campanhas de solidariedade a Cuba, Venezuela, Haiti, Bolívia, Equador, entre outros países que sofrem com o imperialismo estadunidense na região. Avaliamos positivamente a atuação do Capítulo Brasil na Alba nos atos e manifestações contra o governo de Bolsonaro, representante da extrema-direita em nosso continente.

A Alba Movimentos se constitui como uma articulação de movimentos sociais em defesa da solidariedade entre os povos e contra o sistema capitalista, e no Brasil se constituiu numa importante organização para defesa dos direitos dos povos latino-americanos em suas alternativas de construção de um modelo social totalmente diferente do que vivemos atualmente em nosso continente.

Com o crescente avanço da extrema direita no continente latino-americano, faz-se necessário ampliar a composição da Alba Brasil, assim como intensificar as ações de massa contra os representantes do capital e de seus lacaios de direita.