BRICS dos Povos: a participação da CTB

A CTB participou ativamente da edição do BRICS dos Povos neste mês de outubro de 2021. Através da união de vários movimentos sociais do Brasil organizados na ALBA Movimentos Sociais – Capítulo Brasil, nossa central sindical esteve presente em vários painéis de debate de temas importantes para o mundo e também para os países que compõem os BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Coordenamos, CTB e União da Juventude Socialista – UJS através da companheira Gabriela Silveira, como moderadores o painel que tratou de debater a crise econômica e política gerada pelo imperialismo. Foi debatido também o papel dos países que compõem o BRICS, se constituirão ou não, um bloco alternativo às agressões desse imperialismo.Ainda, tão importante como os demais temas, foi confirmado a necessidade de união e solidariedade entre os povos e as nações para resistir a essa ofensiva imperialista.

Merece destaque na palestra do representante do Brasil nessa painel, Elias Jabbour, a importância que a China vem jogando como pólo de resistência ao imperialismo, principalmente estadunidense, e como alternativa socialista para os povos e nações.

Os expositores foram: Elias Jabbour – Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Econômica (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – PC do B e autor de vários livros; e Prabir Purkayastha, editor-chefe do jornal indiano Newsclick”.