Lula cria GT para elaborar proposta de valorização do salário mínimo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (27) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar uma proposta de política de valorização do salário mínimo, em atendimento à reivindicação das centrais sindicais.

O GT será composto por representantes de sete ministérios do governo e coordenado pela pasta do Trabalho e Emprego, além de sete indicados por centrais sindicais, como a CTB. Não há indicados pelos sindicatos patronais, mas a portaria afirma que os empregadores serão consultados.

O decreto que criou o grupo de trabalho prevê que participarão representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Fazenda, da Previdência Social, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Ministério do Planejamento e Orçamento, da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Casa Civil.

O grupo de trabalho também contará com uma secretaria técnica, que será composta por representantes dos mesmos ministérios que o integram e também por dois pesquisadores do Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) e dois do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Confira aqui a edição do Diário Oficial da União.

Com informações do site Rádio Peão Brasil.