A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e as centrais sindicais convocaram um ato nacional em protesto contra a insegurança jurídica e em defesa dos direitos e dos empregos dos 44 mil funcionários das Lojas Americanas, após o pedido de recuperação judicial da empresa.
A manifestação será realizada na próxima sexta-feira (3), a partir das 10h, na Rua do Passeio, 42, na Cinelândia, centro da capital fluminense. “Resolvemos fazer o ato aqui no Rio por ser a sede do grupo. Teremos satisfação em receber os companheiros de luta, embora lamentavelmente a situação não seja boa. Estaremos todos unidos na defesa dos 44 mil empregados e suas famílias”, disse Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e dirigente nacional da CTB.
Além da CTB, participam do ato a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical (FS), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
Em conjunto, as entidades ingressaram com ação civil pública contra os sócios da rede varejista, na última quarta-feira (25), na 8ª Vara do Trabalho de Brasília (saiba mais aqui).