Centrais realizarão 1º de Maio no Pacaembu

As centrais sindicais decidiram realizar o ato do 1º de Maio 2022 na Praça Charles Miller (defronte ao Estádio do Pacaembu), em São Paulo, a partir das 10 horas. O lema será Emprego, Direitos, Democracia e Vida.

Entre os os artistas que irão participar do 1º de Maio estão Daniela Mercury, Dexter e Lecy Brandão. Vale destacar que o local fica próximo das estações de Metrô Clínicas e Consolação.

Os organizadores do ato também farão convites para organizações sociais, representantes dos poderes municipal, estadual, federal e legislativo.

Além de consolidar a unidade das centrais sindicais, a manifestação será um importante momento de fortalecer a luta, a valorização dos direitos e unir a vozes da classe trabalhadora, especialmente os menos favorecidos economicamente, que estão sofrendo com a carestia, volta da inflação alta, preço do gás, aumento dos alimentos, aumento da gasolina e diesel e desemprego.

Esses fatos, culminando com a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, resultam do desgoverno liderado por Jair Bolsonaro, que faz tudo para beneficiar os mais ricos e empobrecer ainda mais a nossa classe trabalhadora, retirando direitos e reduzindo salários. O grito Fora Bolsonaro também vai soar forte neste 1º de Maio.

Agenda legislativa e jurídica

Dirigentes das centrais sindicais entregarão nesta terça-feira (12) aos presidentes da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dois documentos em que defendem agendas legislativa e jurídica para o ano de 2022.

No caso da pauta legislativa, há dois eixos, um com medidas em defesa de “emprego, direitos, democracia e vida” e outro tratando de temas como racismo estrutural, avanço do desmatamento, liberação de agrotóxicos e outros.

A iniciativa é subscrita por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical Central, CSP Conlutas, Intersindical IL e Publica.

O documento defende a política de valorização do salário mínimo e posiciona-se contra a chamada carteira verde e amarela, que flexibiliza direitos trabalhistas, entre outros itens.

O documento com a pauta jurídica fala sobre matérias como a Convenção da 158 OIT (Organização Internacional do Trabalho), que veda dispensas arbitrárias, e a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outros.

Com informações da Folha de São Paulo