Amanda Santos é a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região

Combater a desigualdade de gênero na sociedade e no comércio, os assédios moral e sexual, e lutar por igualdade salarial. Esses temas foram enfatizados por Amanda Santos ao tomar posse como presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, neste sábado (5), no clube da entidade.

“Presidir o sindicato é importante do ponto de vista simbólico e em toda dimensão que é uma mulher conduzir uma entidade dessa relevância. A CTB tem tradição de ter muitos sindicatos dirigidos por mulheres, como Wilmaci Oliveira no Sindserv e Rosa de Souza, presidenta da nossa Central na Bahia e do SintraSuper Salvador. Vamos honrar essa tradição”, afirmou Amanda.

A presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA), Rosa de Souza reforçou o papel das mulheres na sociedade e no movimento sindical. “Com um olhar diferenciado e com a firmeza que a luta exige, vamos fazendo história contribuindo para melhorar a vida da classe trabalhadora. Certamente, Amanda vai construir um belo legado à frente do sindicato e contará com a atuação de toda diretoria para defender a categoria comerciária”, enfatizou a também presidenta do SintraSuper de Salvador.

Presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo falou do novo momento para o sindicato. “A trajetória de luta e a capacidade política credenciaram Amanda a ser presidenta da nossa entidade. Ela substitui Joab, que conduziu bem as lutas na categoria, e seguramente vai dar sequência à linha classista com o apoio da nossa Federação”, disse. 

O ato contou com a presença de vários dirigentes de sindicatos como Wilmaci Oliveira (presidenta do Sindserv e vereadora do PCdoB em Itabuna), Renato Ezequiel (presidente dos Comerciários de Salvador) e Jorge Barbosa (presidente dos Bancários de Itabuna) entre outros.

HISTÓRIA

Amanda Santos é a primeira mulher a presidir o sindicato em 77 anos de história. A nova presidenta é comerciária do setor de calçados. Com formação em serviço social, já se destacava na luta pelos direitos dos trabalhadores. Ocupou a vice-presidência do Sindicato e é coordenadora regional da CTB, diretora da Federação dos Comerciários da Bahia e dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Informações: CTB-BA