Trabalhadores e trabalhadoras da CTB-DF realizam grande plenária da educação

Em um momento que o povo retoma às ruas para dizer “Fora Bolsonaro, por vacinação já e auxílio emergencial!”, no dia 5 de junho, os trabalhadores e Trabalhadoras da educação da CTB-DF realizaram uma grande plenária da educação intitulada “A educação pós-pandêmica: como voltaremos?”.

Com 141 inscritos, foi uma demonstração que a classe trabalhadora quer debater e se mobilizar para os grandes embates na vida política nacional e, em particular, no Distrito Federal.

A plenária contou com uma abertura cultural do professor, sindicalista, músico Jairo Medonça, também do economista Flausino Antunes, presidente da CGTB-DF, da Decana de Extensão da UnB, Olgamir Amância e de representantes de entidades sindicais locais da educação do Distrito Federal que se aproximam da CTB-DF. Esteve presente o secretário nacional do serviço público da CTB Nacional, João Paulo, além dos representantes dos professores federais do Proifes, Roberto da Silva e Remi Castioni.

O forte impacto da pandemia no ramo educacional e as decorrentes reorientações na organização do trabalho pedagógico nas escolas, seja ela no setor publico (federal ou distrital) ou no setor privado da educação, afetam diretamente o trabalho e o emprego dos e das profissionais da educação. A perspectiva do retorno às aulas presenciais torna necessária à reflexão e o devido debate no campo sindical sobre a segurança sanitária do conjunto da comunidade escolar.

A plenária contou com uma abertura cultural do professor, sindicalista, músico Jairo Medonça  e de representantes de entidades sindicais locais da educação do Distrito Federal que se aproximam da CTB-DF. Ficou demonstrado que a unidade no ramo tem um sentido estratégico para ampliação das bases cetebistas. Vislumbra-se uma atuação mais assertiva da central com vista aos desafios de resistência às políticas de desmonte do Estado brasileiro produzida pelo governo Bolsonaro e seus aliados representantes do capital.

A falta de investimento da educação e ações mitigadores dos reflexos da pandemia foram debatidas durante o evento. A exposição temática foi de Nádya Christina Guimarães Dutra, Secretária Adjunta de Educação do Governo do Maranhão (SEDUC), Mestra em Educação pela UFMA e Pesquisadora da Rede de Especialistas em Políticas Educacionais na América Latina do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO. O tema “A experiência do Maranhão durante a pandemia da Covid-19” desenvolvida na exposição da Professora Nádya trouxe um importante contributo para se pensar as políticas educacionais que reduzem os impactos causados pela pandemia na população em processo de escolarização.

Já o tema “Desafios do movimento sindical do ramo da educação em um contexto pandêmico e pós-pandêmico” foi desenvolvido por Valéria Morato, presidente do Sinpro-MG e da CTB-MG. Sua exposição foi fundamental para estabelecer como os trabalhadores e trabalhadoras da educação devem construir os rumos de sua organização em um contexto em que a pandemia ameaça as condições de trabalho e a organização das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

A temática “A organização da CTB no ramo da educação no Distrito Federal” foi abordada pelo sociólogo e secretário geral da CTB-DF Paulo Vinícius. Tratou da necessidade de inverter a pirâmide da organização sindical no DF, sobretudo no ramos da educação. Trata-se da necessidade de reverter a pouca organização nas bases, nos locais de trabalho e a insuficiente renovação das direções sindicais. Aponta que os desafios das lutas sindicais necessitam de uma nova configuração organizativa e de um novo modus operandi de atuação das direções sindicais cetebistas em relação as bases na educação.

A plenária da educação da CTB-DF inaugura um divisor de águas na mobilização e participação da base do setor educacional no Distrito Federal, uma vez que é maior já registrada localmente no âmbito da central. Foi uma demonstração de vivacidade do ramo da educação com vista ao V Congresso da CTB-DF. A participação de professores e professoras da educação básica pública, professores e professoras da educação superior e básica do setor privado, de trabalhadores e trabalhadoras das atividades meio da educação no setor público, privado e federal demonstra a amplitude participativa da plenária da educação do DF. O número representativo de inscritos e de participantes no evento demonstrou uma sintonia com as jornadas de lutas inaugurada com a grande mobilização nacional de 29 de maio e que impulsiona o movimento sindical para novas ações com esse perfil de acumulação de força.

É CTB, a luta é pra valer!

Por Robson Camara