Sinteam consegue audiência após ocupar Seduc e afirma que governo não dialoga com a categoria

Por Railídia Carvalho

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), filiado a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), conseguiu agendar para o dia 9 de setembro, às 15h audiência com o secretário Luis Fabian. A data da audiência foi intermediada pelo subsecretário da Casa Militar, coronel Audiney Oliveira, que também se comprometeu a divulgar o encontro na imprensa. A diretoria do Sinteam ocupou a sede da Seduc por mais de 30 horas para conseguir a data da audiência.

“Infelizmente, esse é um governo que não dialoga com os trabalhadores e para conseguir mesa de negociação tem que usar estratégias como essa da ocupação”, lamentou Ana Cristina, presidente do Sinteam que também participou da ocupação. 

diretoria do Sinteam ocupa Seduc-AM

Desde que a secretaria de educação decidiu retomar as aulas no Estado, o Sinteam tem realizado vistorias nas escolas e insistido em uma audiência com o secretário sem sucesso. 

De acordo com informações do sindicato, na segunda quinzena de agosto havia 56 escolas com casos confirmados de Covid-19 entre professores e professoras de um total de 123 escolas que retomaram as aulas. O sindicato também recebeu denúncia da falta de kit básico de higienização como álcool em gel e sabão líquido para as mãos em vários destes locais. Ana Cristina ressaltou que o sindicato está defendendo o direito à vida. “O retorno precoce às aulas presenciais coloca em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras”. 

Pela ação do Sinteam, que recorreu ao Ministério Público do Trabalho, trabalhadores e trabalhadoras que possuam comorbidades podem continuar realizando o trabalho em home-office. “Até hoje esses trabalhadores tinham que tirar licença mas agora conseguimos que não se afastem mais através de licença mas possam trabalhar em home-office. Continuamos lutando para que as aulas presenciais sejam suspensas”. O estado do Amazonas foi o primeiro no Brasil a retomar as aulas.