Sinteam: 41 anos de história

Por Isis Tavares

O SINTEAM completou dia 17 de setembro, 41 anos de história.

Desde que surgiu no bojo das lutas sociais em 17/09/79 até os dias de hoje, muita coisa mudou.

Vencemos a ditadura militar, a forca do coronelismo no interior das escolas, o arrocho salarial dos anos 80, a ofensiva do neoliberalismo nos anos 90 que sucateou o estado brasileiro e na primeira década do século XXI.

Em todas as grandes batalhas que se travaram por democracia, ampliação ou manutenção dos direitos da classe trabalhadora, educacao de qualidade e valorização dos trabalhadores em educação o Sinteam se fez presente.

Importantes batalhas e vitórias que alimentaram e estimularam e fizeram crescer a luta, como a conquista do Piso Salarial em lei no ano de 85, em meio à efervescência da luta por mais democracia quando o Brasil sai de uma ditadura militar.

Seguimos sem dar tréguas ao obscurantismo organizando a categoria, realizando em 2005 a maior greve do estado do Amazonas, e nesse bojo de muita luta política, conquistamos com o povo brasileiro um governo popular e democratico que vinha mudando Brasil.

Um período em que a conjuntura democrática nos permitiu novas conquistas como a data base e negociacao coletiva em 2008, sendo o Sinteam o primeiro sindicato do serviço público a encampar a luta e garantir esse direito.

Garantimos nossa participação nos conselhos de controle social, nas Comissões de elaboração e revisão de Planos de Cargos dos Municípios do interior, da capital e do estado, na direção executiva de nossa Confederação, a CNTE eparticipamos ativamente com nossas Delegacias Sindicais da conquista do Piso Salarial Profissional Nacional, uma conquista de uma luta secular. Conquistamos o maior reajuste salarial do estado, o plano de saúde e o vale alimentação.

Nossa luta, como reza nosso estatuto e nossos princípios classistas, é pautada pela solidariedade e pela defesa dos princípios democráticos.

E estivemos firmes na defesa da democracia, quando o golpe jurídico-midiático-parlamentar deu início ao que vivemos hoje, no governo Bolsonaro: o país à deriva, nossa Amazônia ardendo em chamas e com ela, os nossos povos tradicionais, cablocos e ribeirinhos, a destruição de direitos tão duramente conquistados, uma recessão que aprofundará os efeitos da pandemia, o povo sem trabalho, sem acesso àsaúde, segurança,educação de qualidade.
Mas mesmo em meio a tanta adversidade, o Sinteam resiste! Enfrentando o governo Wilson Lima e os representantes do projeto neocolonial de Bolsonaro no Amazonas.

Enfrentando um governo, igualmente ao governo federal, inepto em melhorar a vida do povo, mas muito eficientes em legislar segundo seus interesses e dos seus amigos.

E não se curvará aos interesses de quem minimiza e desconsidera sua história de lutas e conquistas.

Parabéns ao Sinteam, à sua direção e à categoria de trabalhadores/as em educação da ativa e aposentados/as e
aqueles e aquelas que conduziram as grandes lutas do Sinteam nestes 41 anos de história.

Parabéns ao maior sindicato representativo de servidores/as públicos/as, que hoje em meio à tantas adversidades, é referência Nacional na luta pelo direito mais precioso da humanidade: o direito à VIDA!

Vida longa ao Sinteam!
FirmesNaLuta!
Venceremos!

Isis Tavares
Presidenta da CTB Amazonas