Direção Nacional da CTB faz balanço de 2020 nos dias 17 e 18 de dezembro

Por Railídia Carvalho

As ações da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para o próximo ano começam a ser debatidas nesta quinta-feira (17). Na data a Direção Nacional da entidade reúne lideranças de todo o país para uma avaliação da atuação da central neste ano. O jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, é o convidado do dia 17 e fará a palestra sobre conjuntura nacional.

A reunião da Direção Nacional da CTB acontece na quinta e sexta-feira. No sábado (19) uma live cultural marca os 13 anos de fundação da central, que foi criada no dia 12 de dezembro de 2007. “Será um momento de fortalecer esses 13 anos da fundação da CTB na defesa do trabalhador e da trabalhadora. Nestes dois dias de discussão certamente vamos apontar caminhos para sobreviver ao governo de Bolsonaro”, declarou ao Portal CTB Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadoras da CTB.

Celina Arêas

A dirigente lembrou que a CTB e as demais centrais sindicais terão um período muito difícil pela frente. “Assim como faz com a educação e com a saúde, Bolsonaro vai tentar estrangular de todas maneiras o movimento sindical. Ele ataca onde sabe que vai ter resistência. No caso do movimento sindical tirou a nossa sustentação financeira”, destacou Celina.

Wagner Gomes, secretário geral da CTB, afirmou que o movimento sindical impediu que o trabalhador enfrentasse uma situação muito pior neste ano. “As centrais sindicais e a CTB jogaram um papel importante neste momento de crise econômica, social e sanitária. O movimento sindical foi protagonista contra Bolsonaro e ele sabe disso. Precisamos estar preparados para um ano véspera de eleição presidencial quando Bolsonaro vai jogar todas as cartas”.

Wagner Gomes

De acordo com o sindicalista, reunir as lideranças da CTB dá um fôlego novo ao movimento e atualiza a estratégia de atuação da central. “Ano que vem a CTB vai ter um ano muito agitado porque é ano de Congresso onde debateremos as questões da central e os principais temas do país. Nesta reunião vamos debater quais os principais instrumentos de luta para a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e preparação do Congresso”, pontuou Wagner.

Confira a programação:

17 – Quinta

9h. Abertura

9h30min – Apresentação da Resolução Política

Conjuntura : Altamiro Borges, jornalista Barão de Itararé

14h. Balanço da Atividade Sindical da CTB Nacional e das Sessões Estaduais

18 – Sexta

9h. Agenda 2021 – Fórum das Centrais

11h. Formação Sindical e Comunicação (Constituição da Rede Povo de Comunicação)

19 – sábado

18h. Live Cultural de aniversário dos 13 anos da CTB